Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

17 de maio - Dia Mundial de Conscientização sobre a Enterocolite Necrosante

O dia 17 de maio é dedicado ao Dia Mundial de Conscientização sobre a Enterocolite Necrosante, que é a principal causa de quadro agudo intestinal em bebês prematuros logo após o nascimento.

As causas que levam à enterocolite não são completamente compreendidas, porém acredita-se que exista relação entre a imaturidade intestinal a um intestino com possíveis dificuldades de oxigenação e perfusão sanguínea. Fatores como o momento e o tipo de dieta iniciada também parecem influenciar a ocorrência. Esta é uma doença grave, que pode causar sequelas como estreitamentos (estenoses) intestinais e dificuldades de absorção intestinal.

Apesar de ser considerada uma doença rara e não ter uma estatística precisa sobre a incidência da doença no Brasil, estima-se que entre 7% e 10% dos bebês nascidos prematuros, e abaixo de 1.500 gramas sejam afetados e desses, cerca de 20% acabam chegando a óbito.

No Sabará Hospital Infantil, contamos com o Programa Avançado de Tratamento da Insuficiência Intestinal (PATII), um dos únicos em todo o Brasil, liderado pela Dra. Maria Paula Coelho e Dr. Rogério Carballo que atende crianças portadoras sequelas da enterocolite ou outras doenças causadoras de insuficiência intestinal, que dependem de suporte nutricional através da veia, chamado de nutrição parenteral.

“É importante que todos os pais conheçam essa doença, quanto mais cedo ela for diagnosticada, melhor é a eficácia do tratamento e menor o risco de sequelas graves”, explica a Dra. Maria Paula Coelho.

Entre os sintomas que os pais devem observar na criança estão: distensão abdominal, sangue nas fezes, febre, vômitos ou alto débito pela sonda nasogástrica, letargia. O diagnóstico pode ser sugerido ou confirmado pelo exame clínico associado a radiografias de abdome, ultrassonografia e exames laboratoriais. O tratamento clínico envolve a interrupção da alimentação, introdução de sonda no estômago para drenagem do conteúdo, hidratação e nutrição pela veia, além de antibióticos para tratar o quadro infeccioso. Em casos mais graves, é necessário realizar uma cirurgia para remover a porção do intestino lesionado.

“A criança está em desenvolvimento, por esse motivo, não basta pensar que a criança precisa ganhar peso. Ela precisa receber todos os nutrientes necessários para o funcionamento adequado de seu organismo, permitindo não só sua manutenção mas também seu crescimento e desenvolvimento de forma semelhante às outras crianças da mesma faixa etária sem a doença. Por isso, o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar pediátrica, com foco em Reabilitação Intestinal em casos de crianças com Enterocolite é fundamental para planejar um tratamento individualizado e ajustado ao caso de cada paciente”, explica a especialista.

A Reabilitação Intestinal é o conjunto de cuidados especializados, clínicos e cirúrgicos, com o objetivo de promover adaptação intestinal ao paciente em falência intestinal, reduzindo ou suspendendo a necessidade de suporte nutricional pela veia, resgatando a capacidade intestinal de digerir e absorver os nutrientes necessários.

Os objetivos do Programa Avançado de Tratamento da Insuficiência Intestinal (PATII) do Sabará Hospital Infantil são reduzir e, quando possível, suspender o uso da nutrição parenteral, prevenir a necessidade de transplante de intestino ou multivisceral, tornando sua indicação precisa apenas para aqueles pacientes sem possibilidades de permanecer em reabilitação intestinal, e prevenir a ocorrência das complicações relacionadas à doença e sua mortalidade.

Sobre o Sabará Hospital Infantil

O Sabará Hospital Infantil, localizado na cidade de São Paulo, é referência no atendimento de crianças e adolescentes até 18 anos. É o primeiro Hospital exclusivamente pediátrico a conquistar acreditação pela Joint Comission International (JCI), um selo que assegura sua qualidade assistencial.

Fundado há 60 anos, o Sabará Hospital Infantil opera segundo o modelo de hospitais infantis americanos, os Children’s Hospitals, baseado na expertise de alta complexidade em todas as especialidades pediátricas, que conta com uma equipe multiprofissional integrada de alta capacidade resolutiva na atenção à criança.

Com uma equipe médica e assistencial altamente capacitada e um parque tecnológico moderno e completo, a Instituição está preparada para a realização de partos, quando há necessidade de intervenção cirúrgica imediata ao nascimento, e transplantes renais.

Seu foco em pediatria permite que a Instituição não só conheça as mais diversas doenças infantis, como também garante a expertise no diagnóstico e tratamento de doenças simples às mais raras e de difícil interpretação diagnóstica.

Para transformar a experiência da criança internada, conta com o Programa Child Life, composto por especialistas em desenvolvimento infantil. Por meio de atividades lúdicas, os profissionais se comunicam com a criança de acordo com seu desenvolvimento de linguagem e compreensão de mundo, facilitando, assim o seguimento do tratamento.

O Hospital que mais entende de criança. Do Pronto-socorro à alta complexidade - Sabará Hospital Infantil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo