Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Estrutura humanizada auxilia tratamento cirúrgico pediátrico em hospital SUS de Curitiba

Reformas para ampliação de centro cirúrgico e decorações com cores vivas e temática infantil ajudam a acolher pacientes no pré e pós-operatório

A necessidade de preparação para uma cirurgia, seja ela de baixa ou alta complexidade, pode ser uma experiência traumática para pacientes e familiares. No caso das crianças, esse momento pode ser ainda mais angustiante e o apoio do corpo médico e da estrutura hospitalar podem fazer a diferença. Foi com esse objetivo que o Hospital Universitário Cajuru, em Curitiba (PR), adaptou suas estruturas para oferecer um ambiente mais acolhedor e aconchegante a esses pacientes. As obras, feitas em parceria com a PUCPR, incluíram a ampliação de uma sala do centro cirúrgico e a reforma de leitos de recuperação pós-anestésica. Os espaços ganharam decorações infantis para oferecer um atendimento mais humanizado às crianças e adolescentes que passam pelos corredores da instituição.

Em 2020, cerca de 6 mil atendimentos pediátricos foram realizados no hospital, e quase 730 crianças e adolescentes passaram por um procedimento cirúrgico. Mesmo não sendo um hospital referência em pediatria, o Hospital Cajuru é o principal do estado no atendimento de traumas em decorrência de acidentes de trânsito, com especialistas em ortopedia. De acordo com a coordenadora de Enfermagem do Centro Cirúrgico e Hemodinâmica do hospital, Lorena Pires Fontoura, mesmo sem possuir uma ala exclusiva para crianças, o Hospital Cajuru realiza muitos procedimentos pediátricos de ortopedia e otorrinolaringologia, todos 100% pelo SUS. "Nossos principais tratamentos são relacionados à amigdalectomia, adenoidectomia e microcirurgia otológica, no campo da otorrinolaringologia, e no tratamento de fraturas diversas relacionadas à ortopedia”, acrescenta Lorena.

Ainda segundo a coordenadora, cerca de 15% das vagas de cirurgias eletivas do hospital costumavam ser ocupadas por pessoas com idade inferior a 18 anos. “Devido à pandemia, esse número diminuiu para 1%, mas ainda é uma quantidade expressiva. Desta forma, decidimos redesenhar alguns ambientes para melhorar o atendimento e humanizar o período de internamento, desde o pré-operatório até o pós-cirúrgico, sem esquecer também de fornecer auxílio e apoio aos pais dessas crianças, que poderão aguardar seus filhos em salas mais espaçosas e confortáveis”, afirma Lorena.

Apoio no momento do susto

Esse foi o caso da estudante Maria Julia Martineli Vicente, de 14 anos. Em setembro do ano passado, ela passou por uma cirurgia no Hospital Universitário Cajuru após sofrer um acidente de bicicleta. A mãe de Maria, a artesã Elisangela Martineli da Silva, conta que, com a queda, a filha quebrou a clavícula e passou por duas cirurgias. “A clavícula da Maria quebrou em duas partes quando caiu da bicicleta. Na hora foi encaminhada para o Cajuru onde passou por uma cirurgia para colocar um fio no lugar e, agora em março, fez outra cirurgia para tirá-lo. Apesar do trauma, tudo foi muito tranquilo. A equipe médica nos manteve informados de todos os procedimentos realizados. Me senti muito tranquila e acolhida enquanto esperava pela minha filha no centro cirúrgico. E a estrutura pensada nas crianças fez total diferença nesse processo, tanto pra mim quanto para a Maria Julia”, comenta a mãe.

Além da ampliação de ambientes e da decoração com desenhos, a reforma no centro cirúrgico do Hospital Cajuru também contou com a troca de pisos e pintura de paredes com cores vivas e chamativas.

Sobre o Hospital Universitário Cajuru

O Hospital Universitário Cajuru é uma instituição filantrópica com atendimento 100% SUS. Está orientada pelos princípios éticos, cristãos e valores do Grupo Marista. Vinculado às escolas de Medicina e Ciências da Vida da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), preza pelo atendimento humanizado, com destaque para procedimentos cirúrgicos, transplante renal, urgência, emergência, traumas e atendimento de retaguarda a Pronto Atendimentos e UPAs de Curitiba e cidades da Região Metropolitana.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo