Brasil,

Busca por serviços de atendimento domiciliar para idoso aumenta 35% durante a pandemia

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Amanda Caroline de Oliveira
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde

Home care auxilia na internação, recuperação e, é opção para desafogar sistema de saúde

Devido ao aumento de casos de contaminação pela Covid-19 e à sobrecarga de hospitais, o número de pacientes atendidos na assistência domiciliar brasileira aumentou 35%. Segundo dados da Empresa Nacional de Enfermagem da Família (Nead), o número de pacientes com alta hospitalar disparou no último ano, e voltou a crescer em 2021.

De acordo com o estudo, as famílias com rendimentos mais baixos (32,3%) e as populações femininas (35,1%) apresentam maiores sentimentos de tristeza ou depressão recorrente. Metade dos idosos mencionou a ocorrência frequente de solidão devido ao afastamento de amigos e familiares, sendo a incidência dessa solidão maior entre as mulheres (57,8%).

Pessoas com mais de 60 anos (consideradas em risco) são responsáveis por mais de 75% das mortes de Covid-19. Segundo dados do Ministério da Saúde, 7 em cada 10 pessoas que sofrem com a doença são idosos.

Visto que o grupo, quando internado precisa de acompanhante, muitas famílias têm recorrido aos cuidadores profissionais para evitar o contágio. “Da metade de dezembro de 2020 para cá, a procura por nossos serviços aumentou como nunca. São idosos em semi UTI, internação e até em sua residência, após a alta hospitalar”, explica Marcia Sena, fundadora da Senior Concierge. “Esses idosos, mesmo em casa, apresentam sequelas como dificuldade respiratória, motora e ficam esgotados mentalmente pelo medo e estado debilitado”.

Com a grande demanda de pedidos para cuidados com os idosos infectados, as famílias que conseguem esse atendimento ficam muito felizes e extremamente agradecidas por seus tios, avós, pais, mães, receberem todo carinho e cuidado necessário neste tão período tão difícil. Mesmo diante de tantos desafios de um período único, é isso que motiva esses profissionais a seguirem ajudando e preservando tantas famílias.

A Senior Concierge, realiza treinamentos e fornece equipamento de proteção individual para atender aos protocolos de segurança. “Nossos cuidadores enfrentam uma nova realidade já bastante conhecida dos profissionais de saúde da linha de frente da pandemia. Agora, esse front não é mais exclusivo de médicos e enfermeiros em hospitais, os cuidadores tornaram-se fundamentais para o cuidado dos idosos e segurança dos familiares. Com isso, acabam expostos à uma carga extra de impacto em sua saúde emocional”. Para amparar não só os clientes, mas também a equipe, a Senior Concierge criou o programa “Cuidando de quem Cuida”, em que foram disponibilizadas parcerias para benefícios como teleatendimento médico, coach, treinamentos para protocolos de segurança adicionais e grupos de apoio com escuta ativa.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar