Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

ABORL-CCF alerta sobre os riscos à saúde no uso de descongestionante nasal

Além de mascarar possível doença, provoca o efeito-rebote e pode causar problemas cardíacos e até glaucoma.

Nariz entupido e coriza são a combinação perfeita para fazer uso de descongestionante nasal. Mas essa prática não é segura, segundo a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF). Além de mascarar uma possível doença (atrasando o diagnóstico correto), o uso indiscriminado pode causar sérios danos à saúde, como problemas cardíacos e até glaucoma.

A automedicação, seja com gotas nasais, sprays nasais ou mesmo comprimidos, deve ser evitada. "Descongestionantes usados sem avaliação médica e por longos períodos (mais que cinco dias) levam não só ao efeito-rebote (estimulando novamente a obstrução nasal), mas também podem danificar a mucosa nasal, perfurar o septo, desenvolver doenças cardíacas, de pressão arterial, glaucoma, entre outras doenças", alerta o Dr. Eduardo Baptistella, médico otorrinolaringologista e presidente da ABORL-CCF.

De acordo com o especialista, a congestão nasal é um mecanismo de defesa das vias aéreas, de anticorpos e células imunológicas, para combater os germes invasores, enquanto a coriza lava e umidifica a cavidade nasal. O nariz entupido, congestionado, não é uma doença e sim um sintoma, geralmente indicativo de rinite e/ou sinusite.

Como o nariz entupido frequentemente vem acompanhado por coriza, muitas vezes as pessoas acham que a causa do entupimento é justamente o excesso de muco produzido na cavidade nasal. Mas não é.

O uso de qualquer medicamento sem prescrição médica correta pode atrasar o diagnóstico efetivo e consequentemente a solução para o problema. "Por isso, em caso de febre, dores no corpo, coriza ou dores de cabeça frequentes, procure imediatamente um médico otorrinolaringologista para classificar e avaliar o melhor tratamento ao paciente de maneira personalizada, seja rinite, sinusite, resfriado, gripe e até Covid-19", finaliza o Dr. Baptistella.

Sobre a ABORL-CCF

Com mais de 70 anos de atuação entre Federação, Sociedade e Associação, a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF), Departamento de Otorrinolaringologia da Associação Médica Brasileira (AMB), promove o desenvolvimento da especialidade através de seus cursos, congressos, projetos de educação médica e intercâmbios científicos, entre outras entidades nacionais e internacionais. Busca também a defesa da especialidade e luta por melhores formas para uma remuneração justa em prol dos mais de 8.600 otorrinolaringologistas em todo o país.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo