Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

SBU celebra 95 anos de história

Evento on-line com a participação dos Drs. Miguel Srougi, Fernando Vaz e Luiz Otávio Torres marca a celebração de quase um século de existência da entidade

A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) celebra nesta quinta-feira (13) 95 anos de história com a solenidade on-line “A Urologia brasileira em história”, às 20h. Na ocasião os associados irão conhecer o novo projeto da Sociedade: Academia SBU, uma plataforma de Educação à Distância que contemplará cursos, acesso a artigos científicos, materiais informativos, dentre outros.

Na ocasião, o evento contará com a presença do presidente da SBU, Professor Antônio Carlos Lima Pompeo (SP), que falará sobre “Uma gestão em tempos de pandemia”; do secretário-geral da SBU, Dr. Alfredo Felix Canalini (RJ), que abordará “Da ata à atuação: os primeiros passos”. Os painelistas serão os urologistas Drs. Miguel Srougi (A Urologia do Futuro), Fernando Vaz (A evolução tecnológica da Urologia) e Luiz Otávio Torres (A SBU além das fronteiras).

De acordo com o presidente da SBU, este aniversário deve ser comemorado intensamente, pois embora a pandemia tenha imposto diversas restrições, a entidade conseguiu se ressignificar e fazer a diferença na atualização científica dos associados. “Utilizamos a internet como aliada para a capacitação científica através de reuniões, campanhas, webinares, podcasts, cursos e diversas atividades de alto nível para profissionais de todo o país e de outras nacionalidades", aponta.

O impacto na sociedade também foi uma marca que o secretário-geral, Dr. Alfredo Canalini, destacou. “O diálogo tem sido constante, através das campanhas de alerta à população. O Novembro Azul, que começou em 2003 na Austrália, foi a campanha pioneira. Hoje, no Brasil, a SBU faz campanhas de alertas ao longo de todo ano, não somente sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, mas também sobre outras condições, como as infecções sexualmente transmissíveis, o câncer de pênis, a incontinência urinária e a campanha de estímulo do adolescente menino ir ao médico. Além disso, informações corretas sobre os vários problemas urológicos estão disponíveis no Portal da Urologia e nas redes sociais, com conteúdo para esclarecer a população de forma adequada e com linguagem accessível”, diz.

Fazendo história

Em 1926, alguns médicos, capitaneados pelo Dr. Agenor Estelitta Lins, se reuniram para fundar a Sociedade Brasileira de Urologia. Eles estavam inaugurando aquela que hoje é uma das mais atuantes e mais antigas Sociedades de Especialidade Médica.

De 95 anos até hoje, muito se tem evoluído. Atualmente a conta com SBU 4.912 associados, 24 Seccionais, 78 programas de residência médica em urologia credenciados, totalizando 465 médicos residentes.

A SBU é responsável pelas diretrizes em Urologia, ou seja, as recomendações desenvolvidas com o objetivo de auxiliar profissionais e pacientes na tomada de decisão em relação à alternativa mais adequada na área.

Também é responsabilidade da instituição realizar o terceiro maior congresso de Urologia do mundo, que acolhe encontros multidisciplinares como os de Fisioterapia e Enfermagem em Urologia, além do encontro das Ligas Acadêmicas de Urologia. O 38º Congresso Brasileiro de Urologia ocorre este em ano de 23 a 26 de outubro, em Brasília.

De acordo com o diretor de comunicação da SBU, Dr. Roni Fernandes, a SBU ao longo destes anos de existência, contribuiu para a evolução dos urologistas brasileiros. “A urologia é uma especialidade cirúrgica e evoluiu muito no aspecto de ser cada vez mais minimamente invasiva com introdução de novas tecnologias com laser, vide cirurgia, quebrar pedras sem invasão, robótica e transplante renal”, destaca.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo