Imunidade: Benefícios da cúrcuma

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Letícia Nascimento
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde

Conheça os efeitos benéficos da curcumina para sua imunidade

Os cuidados com a imunidade e a busca por mudanças no estilo de vida aumentaram no último ano devido a covid-19. Isso se deve ao fato de doenças, como obesidade, hipertensão e diabetes, estarem relacionadas às complicações geradas pelo vírus, as quais deixam os pacientes mais vulneráveis à doença. Por isso, um dos primeiros passos para iniciar o processo de reeducação está na nutrição, por meio do consumo de aportes que auxiliam no processo de fortalecimento da imunidade. Em 2020, diversos estudos da área buscaram soluções em especiarias e alimentos vegetais e encontraram, entre outros, na curcumina efeitos benéficos para o sistema imunológico.

A cúrcuma, ou açafrão da terra, é uma especiaria indiana muito rica em curcumina, um composto bioativo que vem se demonstrando, em diversos estudos, benéfico para a imunidade. A nutricionista e consultora da New Millen, Bruna Nogueira, explica que esse composto exerce potente efeito imunomodulador, ou seja, ele auxilia no trabalho de modulação das células imunológicas, em que favorece o equilíbrio da imunidade.

Com base em estudos científicos publicados em 2020, Bruna explica como a curcumina vem sendo usada em pesquisas sobre a covid-19. “Com base na sua atividade antiviral, na sua ação anti-inflamatória e imunomoduladora, vários estudos analisam o potencial papel da curcumina na prevenção e no tratamento da COVID-19, como o estudo de Miryan e colaboradores, pela Universidade de Medicina de Isfahan, no Irã.”.

Outros estudos, realizados na Índia e na Europa, demonstram ainda que a curcumina pode gerar potenciais efeitos capazes de inibir a enzima responsável pela instalação do vírus na célula dos pacientes, por meio da intervenção na codificação genética, em que se reduziu a capacidade infecciosa do vírus.

Os benefícios da curcumina também estão sendo estudados em casos mais severos das doenças virais, como os vírus da gripe e da covid-19. Bruna Nogueira explica que “Nenhuma droga está disponível para suprimir eficazmente a lesão pulmonar causa pela liberação de citosinas e, assim, devido à baixa toxicidade e pela sua atividade antioxidante, anti-inflamatória e antiviral, é possível examinar a curcumina como potencial composto a ser usado como tratamento coadjuvante para pneumonia viral e a Síndrome Respiratória Aguda Grave.”. A nutricionista da New Millen ressalta que, apesar de boas notícias, não podemos deixar de nos cuidar, pois os estudos ainda estão em processo de conclusão, sendo esses dados, uma prévia dos resultados satisfatórios adquiridos. Além disso, nenhum estudo visa comprovar que a curcumina cura ou impede a contaminação pelo vírus.

A cúrcuma pode ser consumida como estratégia de suporte ao sistema imunológico, sempre associada à uma alimentação rica em nutrientes e equilibrada. Ela é encontrada na forma in natura e em pó, as quais podem ser utilizadas em diferentes preparações, tanto quentes quanto frias. Mas, é na forma de suplementos, em cápsulas ou em shots de doses individuais, que pode se obter maior concentração da curcumina, proporcionando melhor efeito terapêutico, além de ser uma forma prática para o consumo.

Dica de produtos

A linha Clinical da New Millen conta com dois produtos ricos em curcumina: a Cúrcuma em Cápsulas, cápsula a base de cúrcuma em pó (açafrão da terra), indicada para melhorar o funcionamento do organismo em geral, especialmente na redução de processos inflamatórios e estresse oxidativo, além de promover ação analgésica e benefícios para a pele. E o shot diário, Imuno Resist, a combinação de componentes nutritivos que auxiliam na melhora da imunidade. Formulado com ingredientes como: cúrcuma, gengibre, pimenta preta e limão em pó, patenteado por WellMune.

Sobre a New Millen

A New Millen é uma empresa 100% nacional e com padrão internacional de qualidade e segurança na industrialização, atuando há mais de 30 anos no mercado, fornece alimentos saudáveis de elevada tecnologia e engenharia nutricional, além de trabalhar com marcas próprias.

Com uma planta industrial moderna, de mais de 7.000m², localizada em Cajamar (SP), a New Millen possui maquinários de última geração e um laboratório totalmente equipado para realização de testes.

Qualidade, responsabilidade social e performance são alguns dos pilares valorizados pela marca. E esses princípios se refletem nos atletas patrocinados, que se orgulham e, literalmente, vestem a camisa da empresa.

Com o intuito de conquistar a confiança de seus clientes por meio de bons resultados, a New Millen oferece produtos saudáveis, seguros e que melhoram o desempenho físico e mental de seus consumidores.