Inovação vai possibilitar rastreamento de pessoas febris em áreas aglomeradas
Nova tecnologia faz parte de uma série de projetos desenvolvidos com o apoio da EMBRAPII no enfrentamento à Covid-19
A retomada gradual das atividades com a flexibilização das restrições impostas devido à necessidade de distanciamento social trouxe uma nova demanda para a indústria: tecnologias que contribuam no controle e monitoramento da Covid-19. Uma destas inovações, financiada com o apoio da EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), é uma plataforma para identificação e rastreamento de pessoas que apresentem temperaturas elevadas em ambientes comunitários.
A tecnologia é uma iniciativa da empresa Ponfac, de Porto Alegre (RS), em parceria com a Unidade EMBRAPII – Soluções Integradas em Metalmecânica (ISI SIM) e foi um dos projetos selecionados no Edital Emergencial Covid-19 da parceria EMBRAPII, SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial), em 2020.
O sistema tem como objetivo identificar pessoas febris por meio de visão computacional, integrando sensores infravermelhos e câmeras em ambientes com aglomeração, como shoppings, estações de metrô e refeitórios de empresas, por exemplo.
Segundo a empresa, a tecnologia permitirá auxiliar na triagem de pessoas com potencial de contaminação por doenças diversas, dentre elas a Covid-19, por meio da leitura automática da temperatura contribuindo para um controle epidemiológico.
“Para este projeto, confiamos na expertise dos pesquisadores e toda a infraestrutura oferecida pela Unidade EMBRAPII – ISI SIM e, com o apoio que recebemos, tanto no financiamento de recursos quanto na parte de solução tecnológica, nossa parceria foi concretizada”, aponta Moisés Pontremoli, CEO e fundador da Ponfac “Estamos na etapa final do projeto e esperamos que em breve a tecnologia esteja disponível para uma identificação automática e inteligente de pessoas potencialmente contaminadas, o que trará ganhos significativos no enfrentamento à Covid-19, principalmente nesta fase da pandemia.
Iniciativas contra a Covid-19
A EMBRAPII é uma Organização Social com contrato de gestão com os Ministérios de Ciência, Tecnologia, Inovações e Telecomunicações (MCTIC), Educação (MEC) e Saúde. A instituição adotou uma série de medidas que irão contribuir para o desenvolvimento de projetos emergenciais como este com o objetivo de viabilizar soluções que unam a pesquisa ao setor empresarial. Já são mais de 60 projetos apoiados no combate à pandemia.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário