Brasil,

Dentista esclarece 7 dúvidas que toda mãe tem

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Érika Valois
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Toda mãe gosta de ver o filho sorrindo, porém, é normal que surjam algumas dúvidas em relação à dentição das crianças conforme elas vão crescendo. Abaixo, o cirurgião-dentista Artur Pupo, especialista em Ortodontia e em Ortopedia Facial e Mestre em DTM/DOF, responde algumas questões que aparecem com frequência em seu consultório, confira:

1 - Com que idade nascem os primeiros dentes do bebê?

Em geral, os dentes incisivos inferiores são os primeiros a nascer, e isso costuma ocorrer no primeiro ano de vida da criança. Porém, não é raro que alguns bebês nasçam com dentes, que são chamados de dentes neonatais. Esses dentes precoces costumam causar espanto nos pais e na família, que fica apreensiva. Existem até superstições associadas a esses dentes, mas não há qualquer evidência científica em relação a isso. Normalmente, os dentes neonatais precisam ser removidos quando causam desconforto para a mãe na hora de amamentar ou quando são moles e podem cair, levando risco para a criança.

2 - Meu filho deve usar pasta de dente com flúor?

Crianças muito pequenas, que engolem a pasta ou a espuma de dente, não devem usar cremes dentais com flúor devido ao risco de fluorose, que pode manchar os dentes e até mesmo enfraquecer os ossos dos pequenos, deixando-os mais quebradiços. Conforme a criança for crescendo, a quantidade de flúor deve ir aumentando, e o ideal é seguir a indicação de faixa etária da embalagem de cada creme dental certificado pela Anvisa.

O creme dental de adulto, com flúor, deve ser introduzido assim que a criança parar de engolir a pasta, pois o flúor é muito importante para a prevenção de cáries.

3 - Que escova de dente meu filho deve usar?

Antes mesmo de surgirem os primeiros dentes, é necessário fazer a higienização da boca dos bebês. Para isso, deve-se usar uma escova dental de silicone que é uma dedeira. Ao manter a boca do bebê limpa, o risco de infecções bucais e de sapinho diminui. Além disso, a saúde bucal da criança no futuro tende a ser mais satisfatória porque ela cria o hábito da boca limpa. Após nascer o primeiro dente, pode-se usar a primeira escova no estilo tufo, que é pequena e fácil de direcionar. E aí, conforme forem nascendo mais dentes, a escova deve ir mudando, também respeitando a idade marcada na embalagem. Eu indico escovas retas, lisas, com as cerdas da mesma altura, e com a cabeça pequena. E isso vale tanto para crianças quanto para adultos.

4 - Com que idade devo levar meu filho ao dentista pela primeira vez?

Já durante o aleitamento materno é indicado que o bebê vá ao dentista. Os dentistas podem instruir os pais em relação aos cuidados gerais com a saúde bucal, além de ajudá-los a tirar dúvidas sobre a chupeta ou a mamadeira mais adequada ou qual é o momento ideal de parar com ambas. Isso tudo deve ser acompanhado desde o começo.

5 - Quando meu filho deve trocar os dentes de leite por permanentes?

As crianças costumam trocar os dentes de leite por permanentes perto dos seis anos de idade. Não há uma regra, mas existe uma cronologia de erupção dos dentes que deve ser obedecida. Para observar se está tudo certo com a arcada dentária do seu filho, o ideal é que o dentista faça uma radiografia panorâmica, que tem um custo baixo e mostra uma visão geral de como está a boca da criança, ajudando a prevenir possíveis problemas.

6 - Por que às vezes é preciso tirar o dente de leite?

Além dos dentes neonatais, há outras situações em que os dentes de leite precisam ser retirados. Isso acontece quando os dentes da criança não nascem em uma sequência certa, então, um dente permanente nasce antes de o dente de leite cair, ficando um por cima do outro. Isso pode alterar o formato do osso da criança e, no mínimo, causar a má posição do dente permanente. Nesse caso, o dente de leite deve ser retirado. E uma curiosidade: "dente de leite" é o termo usado popularmente por conta da coloração do dente, mas o nome científico é dente decíduo, pois a palavra "decíduo" significa "nascer e cair".

7 - Quando é a época certa de colocar aparelho ortodôntico no meu filho?

Depende. Se for apenas um problema em relação ao posicionamento dos dentes, é provável que o uso do aparelho aconteça somente depois que os dentes permanentes já tiverem nascido. Porém, existem outros problemas de condição óssea, como mordida cruzada ou mordida aberta, que devem ser tratados assim que descobertos, não importando se a criança tem três ou oito anos. O tratamento precoce de problemas ósseos evita tratamentos muito mais severos, longos e caros no futuro. Alguns casos chegam à indicação cirúrgica simplesmente porque não foram resolvidos no tempo certo. Então, quanto antes iniciar o tratamento, melhor.

Para manter o sorriso do seu filho em dia, conte com o acompanhamento de um dentista e mantenha hábitos de higiene bucal saudáveis.

Sobre Artur Pupo:

Formado em Odontologia pela Fundação Hermínio Ometto (FHO), dr. Artur Pupo tem especialização em Ortodontia e Ortopedia Facial pela Unicastelo e é especialista e Mestre em DTM (Disfunção Temporomandibular) e DOF (Dor Orofacial) pela Faculdade São Leopoldo Mandic. Também é habilitado e tem vasta experiência em Ortodontia com Aparelhos Autoligados e Ortodontia com Alinhadores Invisíveis (mais de 10 anos de experiência). Autor de capítulo de livro da área, já traduziu e escreveu diversos artigos científicos, além de dar aulas como professor em cursos de especialização e mestrado na área odontológica. É fundador da clínica Pupo Odontologia e sócio-fundador da empresa de alinhadores invisíveis Snap Aligner.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar