Brasil,

ABBVIE Lança Desafio Virtual “Não Ignore Sua Dor Nas Costas”, Na Plataforma Escape 60

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Karina Nascimento
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

· Lançamento leva ao público pistas e teste sobre a espondilite anquilosante (EA)

· O primeiro sinal de espondilite anquilosante é dor nas costas persistente 1 .

A dor nas costas é uma das queixas mais comuns nos consultórios médicos, podendo ser resultado de um trauma, má postura ou até sinal de uma doença reumática, a espondilite anquilosante1. Para disseminar informações sobre a doença, indicar os sintomas mais frequentes e reforçar a importância do diagnóstico precoce, a farmacêutica AbbVie lança o desafio virtual “Não Ignore sua Dor nas Costas”, em parceira com a empresa de experiências de recreação e entretenimento Escape 60. Maio é o mês dedicado à conscientização da espondilite anquilosante e, por isso, foi escolhido para o lançamento do desafio virtual.

“Com este formato inovador, queremos levar ao público mensagens de saúde e conscientização sobre doenças autoimunes, como a espondilite anquilosante, que precisam ser diagnosticadas de forma rápida para que pacientes recebam tratamento adequado”, afirma Sérgio Pacheco, diretor de Imunologia da AbbVie Brasil. O game ficará no ar por três meses, a partir de maio, e pode ser acessado pelo endereço www.escape60.com.br/naoignoresuadornascostas.

O jogo desafia o usuário a ajudar o personagem André Silva, jovem adulto que há meses vem reclamando de uma dor nas costas persistente, que piora com repouso e melhora com atividades físicas. A enigmática dor atrapalha até a rotina de trabalho de André e suas noites de sono. A cada código desvendado, o jogador passa a identificar sinais e sintomas de uma doença crônica, que inflama articulações da coluna e da região lombar, além de ombros e joelhos. Ao final da dinâmica, André descobre o diagnóstico e o especialista mais indicado para tratá-lo, o reumatologista.

Espondilite anquilosante

A dor persistente nas costas, que melhora com exercícios físicos e piora com repouso, é um dos sinais da espondilite anquilosante. De modo lento e progressivo, a dor se espalha pelas nádegas até alcançar a parte posterior das coxas. Com a dor, vem a rigidez matinal que persiste por cerca de 30 minutos, após acordar. Além das costas, a doença pode afetar quadris, joelhos, ombros e outras regiões do corpo2. A espondilite anquilosante é uma doença inflamatória crônica de origem autoimune que afeta os tecidos conjuntivos, especialmente as articulações sacroilíacas (na região das nádegas e lombar), causando uma série de limitações2. Com o passar do tempo, os ossos das vértebras crescem e formam nódulos, fundindo-se uns aos outros, causando rigidez e dificuldade de movimentos. O paciente pode ficar tão curvado que fica impossibilitado de olhar para frente (somente para baixo)4.

A espondilite anquilosante acomete principalmente adultos jovens do sexo masculino – como o personagem André Silva – e é de quatro a cinco vezes mais comum em homens do que mulheres. Os primeiros sinais podem surgir no final da adolescência, sendo mais frequente entre 17 e 45 anos de idade1,2. A causa é ainda desconhecida

— pode haver predisposição genética — e não há cura, mas há tratamento3.

Teste Não Ignore Sua Dor nas Costas - Um questionário simples, que faz parte do jogo, com cinco perguntas, pode indicar que está na hora de procurar um especialista, ao responder “sim” a quatro delas:

1. A dor nas costas começou antes dos 40 anos de idade?

2. A dor nas costas aumentou com o tempo, gradualmente?

3. A dor nas costas diminui com exercícios físicos?

4. Com repouso (dormir), a dor nas costas não melhora?

5. A dor nas costas perdura durante a noite e melhora após levantar?

No site da Sociedade Brasileira de Reumatologia, é possível encontrar reumatologistas em todo o Brasil, em www.reumatologia.org.br/associado/

Sobre a AbbVie

A missão da AbbVie é descobrir e fornecer medicamentos inovadores que solucionem questões sérias de saúde de hoje e estejam prontos para os desafios médicos de amanhã. Nós nos empenhamos para causar um impacto notável na vida das pessoas em várias áreas terapêuticas-chave: Imunologia, Oncologia, Neurociência, Oftalmologia, Virologia e Saúde da Mulher, além dos serviços e produtos da Allergan Aesthetics. Para mais informações, acesse www.abbvie.com. Siga @abbvie no Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn.

No Brasil, a AbbVie começou a operar no início de 2014. Suas unidades de negócios locais incluem Imunologia, Oncologia, Neonatologia, Virologia, Oftalmologia, além dos serviços e produtos da Allergan Aesthetics. A AbbVie conduz mais de 64 estudos clínicos em Imunologia, Oncologia e Virologia, envolvendo mais de 800 pacientes brasileiros e 200 equipes e centros de pesquisa em todo o país.

Referências

1. Sociedade Brasileira de Reumatologia. Disponível em https://www.reumatologia.org.br/noticias/dor-nas-costas/. Acessado em abril de 2021.

2. Em https://spondylitis.org/events/world-as-day/

3. Em https://www.reumatologia.org.br/doencas-reumaticas/lombalgia/

4. https://www.bio.fiocruz.br/index.php/br/noticias/1624-dia-mundial-esclarece- sobre-a-espondilite-anquilosante


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar