Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Endocrinopatias e gestação: diabetes, obesidade e disfunções tireoidianas merecem atenção

* Obesidade está relacionada à infertilidade

* Entre os problemas causados pelo diabetes está a macrossomia

* Disfunções da tireoide podem causar perda fetal

Várias endocrinopatias podem estar associadas à gestação e as disfunções tireoidianas são as mais prevalentes. Mesmo mulheres que não apresentam problemas com a tireoide podem desenvolver distúrbios na glândula durante a gravidez.

Segundo a endocrinologista Lorena Lima Amato, todas as endocrinopatias oferecem risco à gestação. “Tanto o hiper quanto o hipotireoidismo podem levar a perda fetal, dificuldade de desenvolvimento do feto e ao parto prematuro”, conta a médica.

Além de problemas da tireoide, outra doença que merece atenção na gestação é o diabetes. Se não controlado, pode acarretar complicações materno-fetais bem significativas, como eclampsia, nascimento prematuro, macrossomia (recém-nascido com peso igual ou superior a 4 quilos, independentemente da idade gestacional).

A obesidade é uma outra endocrinopatia que pode trazer riscos, principalmente, dificuldades para engravidar. “Por isso, é muito importante passar por um check-up com o ginecologista e endocrinologista, mesmo antes da gestação, para prevenir possíveis riscos para a mãe e o bebê, garantindo assim uma evolução normal e saudável da gravidez”, recomenda Dra. Lorena.

Para quem já está tentando engravidar há algum tempo sem sucesso, é importante averiguar se a tireoide está funcionando bem e se o peso está ideal, pontos importantes para manter a fertilidade adequada. “Em relação às mães com diabetes, é preciso que os níveis glicêmicos estejam bem controlados mesmo antes de engravidar, o que faz toda a diferença na gestação e na saúde do bebê”, alerta a endocrinologista.

Sobre a Dra. Lorena Lima Amato - A especialista é endocrinologista pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), com título da Sociedade Brasileira de Endocrinologia (SBEM) e endocrinopediatra pela Sociedade Brasileira de Pediatria. É doutora pela USP e professora na Universidade Nove de Julho.

Serviço:

Dra. Lorena Lima Amato no Instagram: https://www.instagram.com/dra.lorenaendocrino/


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo