Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Prevenção de doenças inicia com a higienização das mãos

O Dia Mundial da Higienização das Mãos (05/05) reforça a importância do ato de lavar as mãos na prevenção de doenças, pois as mãos são responsáveis por grande parte da transmissão de infecções de uma pessoa para outra.

Uma atitude que ganhou grande destaque nos dois últimos anos por conta da Covid-19 – a higienização das mãos – é uma ação simples e básica que deveria estar presente ao longo do seu dia a dia. Grande parte das doenças é transmitida pelo contato de nossas mãos com bactérias, fungos e vírus. A prática desse simples hábito pode salvar vidas tanto no ambiente hospitalar quanto na comunidade.

O uso comum de superfícies e objetos como maçanetas, cadeiras, telefones, quanto a utilização de ambientes compartilhados, como banheiros e transportes públicos, é um local propício para o compartilhamento dos microorganismos causadores de doenças.

“Ao utilizar esses locais ou objetos é imprescindível que seja feita a limpeza das mãos, antes que aconteça o contato com a boca, nariz e olhos, e resultando na contaminação do organismo”, comenta a enfermeira e coordenadora da Comissão de Controle de Infecção da Fundação Pró-Rim, Edilaine Fialek.

A higienização das mãos deve ser feita utilizando água e sabonete ou com solução alcoólica a 70%. Esse ato pode prevenir e proteger de infecções causadas por diversos agentes infecciosos e doenças como gripe, hepatite A, infecções, conjuntivite, infecções, bronquiolite e outras viroses, e principalmente da Covid-19.

Quais os passos para lavar as mãos corretamente?

Lavar as mãos é um ato reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um dos principais instrumentos contra epidemias. Para você higienizar suas mãos de forma completa e correta basta seguir os passos abaixo:

1. Passe sabonete e água limpa nas mãos;

2. Esfregue a palma de cada mão;

3. Esfregue a ponta dos dedos na palma da outra mão;

4. Esfregue entre os dedos de cada mão;

5. Esfregue o polegar de cada mão;

6. Lave o dorso de cada mão;

7. Lave os punhos de ambas as mãos;

8. Seque com uma toalha limpa ou papel toalha.

Você pode utilizar um sabonete comum para lavar suas mãos. Caso você esteja em um local sem acesso a água, faça o uso de álcool em gel ou gel antisséptico.

Lembre-se de retirar anéis e pulseiras durante a lavação, os microorganismos podem ficar presos nestes locais. “Podemos dizer que lavar as mãos com frequência pode salvar vidas, principalmente no contato com outras pessoas, como doentes, bebês, idosos e pessoas debilitadas”, enfatiza Edilaine.

Prevenção parte também dos pacientes

Com alguns cuidados podemos ajudar na prevenção dessas infecções, para começar é sempre necessário que o profissional de saúde higienize as mãos antes de entrar em contato com o paciente ou tocar em equipamentos e depois do contato com eles. Você que é profissional da saúde e atua em hospitais, clínicas e outros ambientes faça da higienização das mãos um hábito rotineiro.

“Se você é paciente, participe do seu cuidado. Se o profissional não higienizar as mãos, peça para fazê-lo. Mas esse hábito não deve ser exclusivo dos profissionais da saúde, todas as pessoas devem higienizar as mãos para evitar uma série de doenças. Além disso, higienizar as mãos correta e regularmente vai ajudar na manutenção da saúde porque evita a propagação e contaminação por germes que estão em toda parte”, completa a enfermeira.

Live aborda importância do ato de lavar as mãos

Nesta quarta-feira (05/05), data em que é comemorado o Dia Mundial da Higienização das Mãos, a Pró-Rim realiza uma live sobre o tema e os cuidados de assepsia para prevenção de doenças. A live terá a participação da Coordenadora do Controle de Infecção e Segurança do Paciente da Pró-Rim, Edilaine Vieira Fialek, em companhia do Enfermeiro Nefrologista, Renato Niser. A transmissão ocorre às 19 horas no Instagram da Pró-Rim (instagram.com/prorimoficial).

Sobre a Pró-Rim:

A Fundação Pró-Rim foi fundada em 1987, em Joinville (SC), pelos médicos nefrologistas Dr. José Aluísio Vieira e Dr. Hercilio Alexandre da Luz Filho com o propósito de oferecer um tratamento mais digno e diferenciado aos pacientes renais. É reconhecida como referência nacional na área de nefrologia. É pioneira em transplantes renais no Estado e sua equipe está entre as que mais realizam transplante no país. Já ultrapassou a marca de 1.800 transplantes renais, é a primeira instituição de nefrologia do mundo a receber a certificação internacional Qmentum. Possui unidades de hemodiálise em Santa Catarina e Tocantins, e atende pacientes renais crônicos de todo o Brasil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo