Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

3 de junho: Dia internacional do pé torto congênito

Data lembra a importância do diagnóstico ainda durante a gestação

Popularmente conhecido como “pé virado para dentro”, o pé torto congênito é uma má formação que pode ser descoberta ainda durante a gravidez. No entanto, a confirmação só é possível após o nascimento do bebê por meio de um exame físico, não sendo necessário realizar qualquer outro exame de imagem.

Segundo o ortopedista pediátrico David Nordon, o pé torto congênito pode ser revertido desde que o tratamento seja feito de acordo com a orientação médica. “Atualmente, a técnica mais indicada é o método de Ponseti, que consiste no uso de gesso seriado e, posteriormente, uma órtese. Cirurgias como fazíamos antigamente são métodos de exceção”, explica o médico, que também é professor da disciplina de Saúde Pública da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – Campus Sorocaba – PUC Sorocaba.

“As causas do pé torto ainda são desconhecidas e bastante discutidas. Alguns pesquisadores acreditam que essa condição é essencialmente genética e que, ao longo do desenvolvimento do bebê, na gestação, há a ativação de genes responsáveis por essa condição. Outra teoria também aceita e discutida é a de que o colágeno que fica na parte de dentro da perna e do pé é defeituoso leva a um membro mais fino, mais curto e um pé com uma torção para dentro”, comenta o médico.

Nordon ainda conta que apesar de existirem várias hipóteses a respeito da ocorrência do pé torto, uma coisa é certa: o tratamento deve ser iniciado cedo para garantir a qualidade de vida da criança. “Um tratamento precoce e bem feito leva a um pé basicamente normal na maioria dos casos. Aos quatro anos, a criança conclui o uso da órtese e passa a ter uma vida normal”, finaliza.

David Nordon é médico ortopedista pediátrico pelo HC FMUSP - professor da disciplina de Saúde Pública da PUC-SP (Campus Sorocaba) e de Ortopedia do Estratégia MED (curso preparatório on-line para provas de Residência Médica), preceptor de Ortopedia Pediátrica do Hospital do Pari e pesquisador do Instituto de Ortopedia do Hospital das Clínicas (HCFMUSP). Apresenta semanalmente o quadro de Saúde "O Doutor e Você", da Rádio Ação Brasil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo