Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Qual é a diferença entre os vasinhos e as varizes?

Para responder se os vasinhos podem virar varizes, primeiro é preciso entender o que eles são e qual a diferença entre esses dois quadros.

Os vasinhos nada mais são do que varizes muito pequenas, com menos de 3 mm de diâmetro, localizados na pele. Chamados de telangiectasias, são considerados o primeiro grau da Doença Venosa Crônica. Eles são assintomáticos ou apresentam sintomas leves, como coceira e ardência no local de concentração.

Já as varizes, são veias maiores (mais de 3 mm de diâmetro) que se apresentam dilatadas, tortuosas e saltadas abaixo da pele. Trata-se do grau 2 da mesma doença, ou seja, a diferença entre vasinhos e varizes está apenas no tamanho.

Vasinhos podem virar varizes?

Apesar de, do ponto de vista médico, tratarem-se da mesma doença, vasinhos não se tornarão varizes, porque são estruturas diferentes, tipos de veias distintos. Eles consistem em pequenas veias localizadas na camada da pele chamada derme, enquanto as varizes são encontradas no meio do tecido gorduroso abaixo da pele.

Vale dizer que ambos são sinais da mesma doença crônica, portanto, vasinhos, principalmente nos tornozelos, indicam que há mais chances de ocorrência de varizes. Entretanto, não se trata de uma evolução de um tipo para o outro, já que podem ocorrer concomitante ou independentemente. Uma paciente pode ter varizes sem apresentar vasinhos(não é comum) e vice-versa.
- Quando procurar um vascular?

O cirurgião vascular é o médico especialista em sistema circulatório — artérias, veias e sistema linfático. Ele é o responsável por avaliar e diagnosticar as doenças vasculares em estágio inicial, como os vasinhos ou avançado no caso das varizes, encaminhando a paciente para o melhor tratamento após o diagnóstico.

Muitas pessoas acreditam que o único inconveniente das varizes é o constrangimento estético, porém, trata-se de uma doença que pode trazer sintomas desagradáveis e complicações. Por isso, ao apresentar qualquer sinal, é importante consultar o médico de varizes , principalmente quando os sinais estéticos são acompanhados de sintomas como:

dor, cansaço e sensação de peso nas pernas, principalmente ao final do dia;
edema ou inchaço de pés e tornozelos.
manchas escuras, castanhas nas pernas
coceira

Vasinhos geralmente são indolores, então, é importante atentar-se a isso.

- Quais são os fatores de risco para varizes e como preveni-las?

Como mencionamos, tanto os vasinhos como as varizes são sinais de um quadro mais amplo, a Doença Venosa Crônica. Não se sabe ao certo a causa dessa condição, porém, alguns fatores de risco, como genética, obesidade, sedentarismo, idade e comportamento, são associados a ela.

Sendo assim, é recomendável manter um estilo de vida saudável e adotar alguns cuidados para prevenir o problema. No entanto, é importante salientar que nenhum hábito ou medida é capaz de evitar que as varizes apareçam, ainda que sejam indicados para amenizar os sintomas e, em alguns casos, retardar a evolução da doença.

Como mostramos, saber se os vasinhos podem virar varizes é tão importante quanto entender a relação entre essas duas coisas. Sabendo que ambas são indícios de uma doença vascular, é essencial buscar ajuda médica para obter o tratamento adequado para o seu caso.

Fonte: Dr. Eduardo Toledo de Aguiar Prof. Livre Docente de Cirurgia Vascular FMUSP. Diretor da Spaço Vascular, realiza tratamento para varizes com espuma desde 2004. Mais de 20.000 consultas, 7000 Eco-dopplers e mais 7.000 pacientes tratados tanto na clínica privada como em ações humanitárias no Brasil e na Nicarágua.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo