Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Prevenção ao Covid-19 começa no solo

Valter Casarin

Há pouco tempo a agricultura era motivo de críticas por ser responsável pela degradação ambiental e climática do planeta. As críticas eram direcionadas a valorizar o meio ambiente e reduzir o anseio por altas produtividade. Com a chegada da crise do Covid-19, os holofotes foram direcionados na produção de alimentos e os temas meio ambiente e clima passaram a ter menor importância.

A crise do Covid-19 trouxe à tona a importância da agricultura para a produção de alimentos. Ao mesmo tempo, fez com que muitas pessoas repensassem sua própria relação com o meio ambiente e percebessem nosso atual distanciamento da natureza e sua importância fundamental. A agricultura brasileira sempre se comportou de forma respeitosa com o meio ambiente, ao mesmo tempo que é produtiva, deixando claro a consciência da importância de uma relação pacífica e cooperativa com a natureza.

Em meio a essa conturbada situação está o alimento. De um lado, o acesso a alimentos suficientes e nutritivos está ameaçado. Por outro lado, focar nos alimentos oferece opções promissoras para responder positivamente à pandemia.

De maneira a unir essas duas necessidades, quantidade e qualidade dos alimentos, o fertilizante se apresenta como o produto para fortalecer os dois lados. Para obter alimentos com maior fartura e com valor nutritivo adequado é o fertilizante quem irá oferecer as plantas as quantidades de nutrientes para atingir seu potencial produtivo, mas sobretudo com a composição nutricional ideal para a alimentação humana e animal.

A preocupação com a escassez de alimentos é uma das várias preocupações que impactam muitas pessoas, deviso ao Covid-19. Entretanto, com a atual realidade da perda de empregos em grande escala, ficamos inseguros com uma provável impossibilidade de se alimentar.

A realidade é que o espectro da fome se aproxima de muitas famílias, principalmente para as pessoas que estão inseridas na economia informal, as quais vivem em áreas urbanas e gastam a maior parte de sua renda diária na compra de alimentos.

É neste contexto que o fertilizante estará fazendo sua contribuição em evitar o risco de faltar alimento para abastecer sua geladeira e sua despensa. Com alimentos com qualidade nutricional haverá grande contribuição para a prevenção ou controle de infecções virais. Assim, as mudanças na dieta podem oferecer oportunidades para melhorar sua capacidade em lidar com a Covid-19.

Essas medidas em sua dieta alimentar estarão de acordo com as diretrizes dietéticas publicadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), destacando a importância de comer certos alimentos, como frutas e vegetais frescos, grãos inteiros, feijão, peixe e gorduras insaturadas. Esses alimentos são oriundos de uma agricultura equilibrada por manejos nutricionais e respeitando o meio ambiente, tornando a produção de alimentos um processo sustentável. Um bom caminho para melhorar o acesso a alimentos saudáveis seria a produção local de alimentos. Isso pode ajudar a garantir que esses alimentos estejam mais disponíveis e sejam baratos.

A chegada de várias vacinas aumentou as esperanças de que a pandemia Covid-19 possa ser interrompida em breve. No entanto, em nosso país, o processo de vacinação poderá demorar um tempo maior que o desejado. Ao mesmo tempo, as variantes que estão aparecendo levantam dúvidas, em particular em saber se a eficácia das vacinas pode ser comprometida. Diante dessa realidade, o bom funcionamento do sistema imunológico é essencial e para isso a boa alimentação é uma ótima opção.

A Nutrientes para a Vida tem como missão melhorar a percepção da população urbana em relação às funções e os benefícios dos fertilizantes. A NPV possui visão, missão e valores análogos aos da coirmã americana, a Nutrients For Life. Sua principal missão é destacar e informar a população a respeito da relevância dos fertilizantes para o aumento da qualidade e segurança da produção alimentar, colaborando com melhores quantidades de nutrientes nos alimentos e, consequentemente, com uma melhor nutrição e saúde humana.

Valter Casarin é engenheiro agrônomo da iniciativa Nutrientes para a Vida


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo