Brasil,

A vacinação contra a gripe tem impacto positivo na pandemia da Covid-19

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Sandra Cunha
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Campanhas de vacinação nas empresas têm um papel importante na saúde das pessoas mesmo com a circulação do novo coronavírus

Que a vacinação contra a Influenza é um sucesso no Brasil, ninguém duvida. Mas qual é o papel desse imunizante em tempos de pandemia com um número absurdo de contaminados e de mortos pela Covid-19? Essa é uma questão recorrente, e o mundo do trabalho traz subsídios importantes para elucidar essas dúvidas.

Há muito tempo empresas brasileiras realizam campanhas internas para vacinar seus colaboradores e assim evitar que o vírus da gripe se espalhe. Essa vacinação corporativa, contribui e muito para reduzir o absenteísmo, manter a produtividade e evitar o consumo de medicamentos. A um baixo custo, a vacina tem eficácia comprovada em até 90% dos casos, além de ser percebida pelos colaboradores como um benefício ofertado pela empresa.

Para Ricardo Pacheco, médico, gestor em saúde, presidente da ABRESST (Associação Brasileira de Empresas de Saúde e Segurança no Trabalho) e diretor da OnCare Saúde explica que nesse ano, a vacinação contra a gripe ganha uma nova perspectiva, a de resguardar a população de doenças que possam impactar o sistema imunológico. A vacinação é essencial para blindar o organismo contra agentes infecciosos e bacterianos. Em tempos de uma crise pandêmica, como ocorre atualmente com a Covid-19, uma campanha como a de prevenção contra a gripe não só diminui a incidência de casos de Influenza, como também facilita no diagnóstico preciso para o Coronavírus”, ressalta.

De acordo com o médico, nesse momento complexo para a área da saúde no País, e somada à chegada do inverno, a vacinação contra a gripe se mostra essencial para evitar a sobrecarga dos hospitais. “A imunização contra Influenza, em especial, tem grande eficácia e é considerada uma estratégia de alto impacto, pois ajuda a combater indiretamente a pandemia”, destaca Pacheco.

Vacina contra a gripe facilita o diagnóstico do novo coronavírus e reduz as complicações da Covid-19

As campanhas de vacinação contra a gripe, em toda a sociedade e nas empresas, trazem benefícios que vão além da imunização contra a Influenza.

Segundo o médico e presidente da ABRESST, a aplicação de doses contra a gripe facilita o diagnóstico do novo vírus e reduz complicações. “Isso porque se um paciente apresentar sintomas compatíveis com infecção pelo coronavírus, mas também por Influenza, como febre, tosse e cansaço, e tiver tomado previamente a vacina da gripe, o diagnóstico de Covid-19 se torna mais assertivo. Outra razão para optar pela imunização é evitar que uma pessoa fique debilitada por um quadro anterior de gripe e seja ainda mais afetada com o coronavírus”.

A vacina contra a gripe é uma das mais seguras e eficientes no quesito da prevenção contra A/H1N1; A/H3N2 e Influenza B. Segundo o Ministério da Saúde, estudos demonstram que a vacina reduz entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias, e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da doença relacionadas à influenza. Os idosos estão mais propícios a sofrer complicações e a vacinação ajuda a reduzir o número de hospitalizações.

De acordo com os dados da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (Anamt), durante o inverno a produtividade cai 20% pela falta no trabalho causado pela gripe. Ainda segundo a entidade, isso pode representar uma queda de 50% na economia das empresas.

“A imunização é uma ferramenta para proteger os mais vulneráveis contra doenças respiratórias, que podem impactar o sistema imunológico e favorecer o aparecimento de outras infecções. Por todos esses motivos, a vacinação se mostra, mais do que nunca, fundamental. A vacina contra gripe é segura e salva vidas!”, alerta Ricardo Pacheco.

A OnCare Saúde realiza campanhas de vacinação nas empresas, com total proteção e segurança.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar