Brasil,

Centro de Combate à COVID-19 comemora altas hospitalares

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ariane Urbanetto
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Unidade projetada pelo Hospital Amaral Carvalho atendeu mais de 100 pessoas e efetuou 66 altas; pacientes contam sobre recuperação

“Eu nasci novamente, sou um vitorioso”. É assim que o Fabio Aparecido Aiello se sente depois de ter ficado 13 dias internado no Centro de Combate à COVID-19 do Hospital Amaral Carvalho. Morador de Brotas, o gerente administrativo agora se recupera em casa, com a família. Assim como ele, 65 pessoas já receberam os cuidados na unidade hospitalar e tiveram alta.

Desde o início das atividades, no dia 3 de março, o serviço atendeu 103 pacientes de 21 municípios do interior paulista. Registrou ainda dez transferências e, infelizmente, seis óbitos. Os encaminhamentos são feitos por meio da Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS), do Estado de São Paulo. Nesta segunda-feira (19), 21 pacientes estão internados: 13 em leitos clínicos e oito em suporte ventilatório.

Celebrar as conquistas diárias é o lema da equipe que atua no Centro de Combate à COVID-19. “Apesar de estarmos ainda em fase crítica da pandemia, não podemos deixar de comemorar os bons resultados, como as melhoras nos quadros clínicos dos pacientes e as histórias de superação”, afirma enfermeira responsável Samara Jacó de Carvalho.

Além da assistência à saúde de excelência, os profissionais são constantemente elogiados pelos pacientes por serem acolhedores, segundo a enfermeira. “Recebemos tanto carinho dos usuários e dos seus familiares, com palavras gentis ou pequenos mimos, tudo em reconhecimento ao trabalho prestado”, comenta.

Para o Fabio, os profissionais do Centro são anjos na sua vida. “O que fizeram por mim, esse lugar, não tenho palavras para descrever. Merecem todo o meu respeito e gratidão”.

No mesmo dia em que ele foi encaminhado ao Centro de Combate à COVID-19, em 25 de março, precisou ser intubado. “Dei um pouco de trabalho, fiquei agitado, acabei tirando o tubo e tendo que ser intubado novamente”, lamenta. E foi justamente no dia 31 de março, no seu aniversário de 45 anos, que o Fabio foi extubado pela equipe. “Parecia um sonho, fizeram uma surpresa, com bexigas, para cantar parabéns. Só percebi que era real quando vi que minha família estava junto, através de uma videochamada. Que emoção”.

Hoje, ele se recupera bem. “Perdi 12 quilos nesse tempo internado, agora estou me alimentando bem, fazendo acompanhamento psicológico e fisioterapia com bons progressos. Aproveito meu tempo para assistir séries, filmes e ouvir música e curtir minha esposa e filhas”, conta.

O professor de ensinos médio e fundamental, de Mineiros do Tietê, Marco Aurélio Silva Luchetta (36) também já está em casa se recuperando da COVID-19. Ele ficou internado no Centro de Combate à COVID-19 por 15 dias, quatro deles intubado

“Lembro de um médico muito atencioso, como toda a equipe, perguntar se eu queria falar algo antes de ser intubado e pedi que dissesse à minha esposa, Alice, e aos meus pais, que eu os amava muito. E ele: ‘isso você diz quando acordar’”, relata emocionado.

Quando foi extubado e voltou à enfermaria, a equipe tinha colado ao lado do leito do Marco Aurélio algumas cartas dos seus alunos. “Pelas orações e o apoio, que chegou de várias formas, especialmente nessas cartinhas, e por causa dessa estrutura com profissionais qualificados e tão queridos, fui me acalmando e pude perceber, aos poucos, a minha melhora. Isso ajudou muito”, disse.

O jovem afirma que sempre foi grato, mas depois de vencer a COVID-19, aprendeu a ressignificar as coisas. “A doença me permitiu intensificar vivências, valorizar até as coisas mais simples. Por exemplo, é maravilhoso beber água, mas depois de tirar aquele tubo da garganta, é ainda melhor. Até o ar, minha respiração, sem precisar de um tubo de oxigênio, passei a valorizar mais”.

Ele ressalta que não tem palavras para agradecer aos profissionais que o ajudaram a superar a doença. “Quando somos mais novos, achamos que anjos têm asas. Hoje, posso dizer que alguns usam máscaras e jalecos verdes ou azuis”.

Saiba mais

O Centro de Combate à COVID-19 do Hospital Amaral Carvalho recebe pacientes de hospitais dos municípios que integram o Departamento Regional de Saúde (DRS) de Bauru, encaminhados por meio da central de regulação de vagas do Estado de São Paulo. Não há atendimento direto à população. A unidade atende pacientes de média complexidade e tem capacidade de internação em 29 leitos de enfermaria e dez de suporte ventilatório.

Para ver mais informações sobre o Centro de Combate à COVID-19 e como ajudar, acesse venceremosjuntos.org.

Municípios que já encaminharam pacientes ao Centro de Combate à COVI-19:

Agudos, Arealva, Bariri, Barra Bonita, Bauru, Bocaina, Boracéia, Borebi, Brotas, Dois Córregos, Getulina, Igaraçu do Tietê, Itapuí, Mineiros do Tietê, Paranapanema, Pederneiras, Pirajuí, Pratânia, Presidente Alves, Ribeirão Bonito, Torrinha.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar