Brasil,

Pacientes com Covid-19 podem ser tratados em casa

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Geyse Alencar
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Serviços especializados em home care para pacientes com Covid permitem liberar leitos nos hospitais e apoiar o sistema de saúde

Com a chegada da pandemia, o uso da atenção domiciliar, que vinha crescendo nos últimos anos, ganhou ainda mais impulso e tem se mostrado de grande importância para ajudar a desafogar o sistema de saúde, que sofre com a falta de leitos. De acordo com o Censo 2019/2020 do Núcleo Nacional das Empresas de Serviços de Atenção Domiciliar (Nead), desde começo de 2020, o serviço teve alta de 35% no número de pacientes atendidos. O estudo aponta também que o setor teve um aumento de 22,8% no país – o número de estabelecimentos saltou de 676, em junho de 2018, para 830 em dezembro de 2019.

Com base nos dados da Pronep, empresa especializada e pioneira em atendimento domiciliar, na comparação entre janeiro e fevereiro de 2021, o aumento da demanda foi de 12%. Já entre fevereiro e março deste ano, a procura cresceu 36%.

A Fipe estima ainda que, caso o setor de Atenção Domiciliar encerrasse seus serviços, seriam necessários 20.763 leitos hospitalares adicionais ao ano para os atendimentos que hoje são supridos pela atenção domiciliar. Esses leitos representam 4,87% do total de leitos hospitalares. A receita anual é estimada em R$ 10,6 bilhões, sendo 57,5% geradas por internações domiciliares (que custam, em média, 35% menos do que as hospitalares). O restante, 42%, vem dos atendimentos em casa. Em 2019, foram atendidos cerca de 292 mil pacientes.

E a expectativa é de crescimento ainda mais acentuado, uma vez que a desospitalização tem se tornado cada vez mais importante não só para o sistema de saúde em geral, que precisa dos leitos para o tratamento dos afetados pela Covid-19, mas também para a qualidade de vida dos pacientes que necessitam de acompanhamento para doenças não relacionadas ao coronavírus.

“Este crescimento, que já vinha acontecendo antes mesmo da pandemia, foi acelerado com a explosão de casos da Covid no país e deixa claro que, com os hospitais um pouco mais cheios, houve uma maior procura pelo home care”, diz Dr. Hyran Godinho, CEO da Pronep. “A desospitalização precoce hoje no país significa salvar vidas.

De acordo com o especialista, o tratamento em casa, além de mais barato, pode ser mais seguro não só para os pacientes, mas também para os familiares responsáveis. “Uma pessoa que sofre um acidente de moto, por exemplo, com fratura nas pernas, necessita de aplicação de medicamento intravenoso até três vezes por dia. Ele precisaria estar internado. Mas, em vez disso, podemos levar o tratamento para dentro da casa, evitando o deslocamento dele e de quem estiver junto, para dentro do hospital ou da clínica. Ou seja: mais barato, mais fácil e muito mais confortável”, completa.

Nesse contexto, empresas como a Pronep Life Care elaboram novas modalidades de atendimento específicas para pacientes com Covid-19 que precisam ser internados ou que têm quadro estável e podem se recuperar em casa.

Especificamente para este período de pandemia, o Covid Home fornece os serviços de internação domiciliar para pacientes de baixa e média complexidade que foram diagnosticados com o novo coronavírus, inclusive com instalação dos equipamentos hospitalares em até 12 horas na casa de pacientes das capitais de São Paulo e Rio de Janeiro. Já o Alta Precoce Covid se destina a pacientes em UTI com diagnóstico estável, de modo a liberar estes leitos e atender aqueles que podem se recuperar da enfermidade em domicílio.

O objetivo é fornecer apoio à desospitalização precoce mantendo uma alta vigilância clínica em domicílio, tratar os pacientes com uma equipe multidisciplinar e fornecer esse atendimento de forma rápida, com instalação dos equipamentos hospitalares em até 12 horas na casa de pacientes das capitais de São Paulo e Rio de Janeiro.

Sobre a Pronep Life Care
A Pronep Life Care – marca do grupo Sodexo – é pioneira no serviço de Atenção Domiciliar (home care) no Brasil e, ao longo de quase 30 anos de atuação, já cuidou de mais de 35 mil vidas. Em 2018, passou a integrar o grupo Sodexo, a maior empresa do mundo em serviços de qualidade de vida.

A Pronep atua diretamente no cuidado e atenção com as mais variadas necessidades: internação domiciliar especializada em procedimentos técnicos e maior complexidade, reabilitação, assistência domiciliar por equipe multidisciplinar, ou mesmo curativos, administração de medicamentos e outros procedimentos, além dos cuidados paliativos.

Tudo é feito por uma equipe altamente qualificada e especializada, na casa do paciente, de acordo com suas necessidades individuais e familiares e com acolhimento e cuidado seguindo nosso propósito de fazer o bem, ouvir, sentir e cuidar.

A qualidade do atendimento da Pronep garantiu o reconhecimento da Joint Commission International - JCI, que nos certificou com um selo respeitado mundialmente e, na época em que nos foi conferido, inédito para serviços de atenção domiciliar. Esta é a nossa marca: dedicação para cuidar de vidas e engajamento para fazer delas o nosso mais relevante compromisso.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar