Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Falta de massa muscular pode ser agravante pra Covid-19, sugere estudo da USP

Segundo o estudo, quanto menor a força e a massa muscular, maior é a chance complicações com a doença.

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) avaliou 186 indivíduos hospitalizados com COVID-19 moderada ou grave que tinham menos força e massa muscular e tenderam a permanecer menos tempo internados.

Para fisioterapeuta Cadu Ramos, da capital paulista, os resultados que sugerem que a quantidade de massa muscular no corpo pode ajudar a diminuir o tempo de internação pela Covid-19 vão ao encontro do que já se sabe sobre a fisiologia humana de que um corpo rico em massa magra já é, naturalmente, mais forte para combater todas as doenças de modo geral.

Com a falta de atividade física e o passar dos anos, é natural que o corpo perca musculatura, é a chamada sarcopenia que pode se agravar pelas alterações hormonais e fisiológicas do envelhecimento e do estilo de vida. "Má alimentação, sedentarismo, depressão, doenças e infecções levam ao declínio da musculatura de forma mais acentuada. Por isso é de extrema importância ter atenção a alguns sinais como o peso corporal, perda da força e do desempenho físico para realizar até atividades simples do dia a dia. Tudo isso pode ser sinal de perda muscular", alerta o especialista.

Para Cadu, outro grande perigo é que essas condições aumentam o risco de quedas e fraturas. "Atividade física de hipertrofia, com ganho de massa muscular, e orientada de acordo com as limitações e peculiaridades de cada um é a saída para que os exercícios sejam realizados de maneira segura e eficaz para manter a saúde em dia", finaliza o fisioterapeuta.

Sobre Cadu Ramos

Fisioterapeuta clínico - CREFITO 130030

Especialista em Fisioterapia e Traumatologia - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) - Escola Paulista de Medicina (EPM), em Aparelho Respiratório - Ventilação Mecânica Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) - Escola Paulista de Medicina (EPM) e em Fisioterapia em Geriatria - trabalho voltado para queixa principal, atividades da vida diária (AVD ‘S) e socialização do idoso. (Instituto ILEA). Graduado em Fisioterapia pela Universidade Bandeirante de São Paulo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo