Brasil,

Com o avanço do Coronavírus, a biossegurança e o uso de EPIs se tornaram indispensáveis

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Priscilla Simões
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Como as clínicas no Brasil estão se modificando com os novos desafios causados pela pandemia

A medicina vive uma revolução involuntária. Desde que o novo Coronavírus apareceu, especialistas do mundo todo têm destacado a necessidade de equipamentos de proteção individual e coletivos para profissionais da saúde, por estarem em contato direto com o vírus.

Todo profissional da odontologia aprendeu sobre a importância dos EPIs durante a graduação. Entretanto, a regulamentação destes EPIs é relativamente recente. Por isso, muitos destes equipamentos tiveram grande evolução de performance nos últimos 20 a 30 anos, desde que o CDC americano fez o manual de recomendações biossanitárias em 1993, seguido pela Anvisa anos depois.

Via de regra, todo dentista hoje utiliza, pelo menos, gorro, óculos de proteção, máscara, jaleco, luvas cirúrgicas ou de procedimento, além de calçados adequados. No entanto, com a chegada da pandemia alguns procedimentos exigem o uso de máscaras tipo N95, além de luvas, protetores auriculares e aventais descartáveis. Todos estes EPIs já estão bastante consolidados na prática e na bibliografia científica da odontologia, porém, outros cuidados redobrados se fazem cada vez mais necessários nos dias de hoje.

Para a Dra. Fernanda Gonçalves Salomão, dentista e professora do curso de odontologia do Centro Universitário Central Paulista (UNICEP), os cuidados devem ir além dos tradicionais já conhecidos pelos profissionais. “A área influencia muito no risco da contaminação. Mesmo antes da pandemia, havia uma porcentagem de profissionais de saúde que não se preocupavam com a biossegurança e há estudos atuais que mostram esse descuido. Hoje, com a covid-19, os cuidados precisam ser redobrados, tanto para os dentistas, quanto para os pacientes”.

Em curso organizado, em 2020, pela Easy Software, a Dra. Fernanda, além de reforçar os principais pontos da Biossegurança, desdobrou diversos pontos de atenção sobre o tema e trouxe novos insights para o mundo da odontologia.

Além dos paramentos que já eram utilizados, e que hoje devem ser 100% descartados, a Dra. Fernanda reforça que os procedimentos devem começar no contato telefônico com o paciente “No momento do agendamento a primeira pergunta deve ser se ele teve contato com alguém que testou positivo ou se ele está com algum sintoma ou alteração. Na chegada ao consultório, a sua temperatura deve ser aferida e deve ser oferecido álcool em gel e propé para a entrada na clínica, além disso, uma nova anamnese deve ser realizada pessoalmente. Ao entrar na sala, ele deve fazer o bochecho com soluções antissépticas para diminuir a flora na saliva”, reforça.

As salas das clínicas, mais do que nunca, precisam de uma atenção especial em tempos de pandemia. Antigamente uma simples higienização já garantia um ambiente livre de bactérias, e as consultas podiam ser realizadas de dez em dez minutos, hoje em dia, o panorama mudou e os órgãos competentes indicam que as consultas devem ter um espaço de meia hora até uma hora para higienização completa do ambiente entre uma consulta e outra. “A sala precisa do seu tempo de desinfecção, este é um processo sério e que precisa ser levado com muita cautela por profissionais e auxiliares. Muitos auxiliares não têm um treinamento correto e precisam passar por essa nova atualização. Há necessidade que todos tenham consciência que a sala precisa do seu tempo de desinfecção e que todos os equipamentos de EPIs devem ser descartados. Além disso, um manual de boas práticas deve ser criado pela clínica, assim, todos vão estar aptos a fazer os procedimentos. Antes as pessoas não se atentaram a isso, hoje as pessoas estão mais atentas com as orientações e com maior percepção de que a biossegurança é uma aliada”, orienta.

A taxa de mortalidade no ambiente de trabalho pelo novo Coronavírus varia de acordo com a idade do profissional e tipo de atividade desenvolvida. O uso contínuo dos EPIs de acordo com as recomendações técnicas e legais é essencial para profissionais, seus colaboradores e pacientes.

Sobre a Easy Software

Há 25 anos sendo referência no mercado de tecnologia para gestão de clínicas e consultórios, a Easy Software foi escolhida em 2008 para compor a família de empresas da OdontoPrev S/A, a maior operadora de Odontologia em grupo do país e uma das maiores do mundo, com mais de 7 milhões de associados. A OdontoPrev e a Easy Software provêm a melhor plataforma tecnológica atualmente existente no mercado. Com unidades em São Carlos e Barueri, a empresa conta com mais de 25 mil usuários no Brasil e no exterior.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar