Brasil,

Entenda como a oxigenação extracorpórea (ECMO) pode ajudar no tratamento contra a Covid-19

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  EMBRAPII
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

EMBRAPII apoiou o desenvolvimento do primeiro equipamento nacional que funciona como um “pulmão auxiliar”. Iniciativa vai ajudar a evitar a dependência de mercado internacional

Com a alta nos casos de Covid-19, soluções tecnológicas que contribuem no enfrentamento à doença podem salvar vidas. É o caso do ECMO (oxigenação por membrana extracorpórea), sistema utilizado para atender pacientes graves quando a ventilação mecânica não surte mais efeito, ajudando a manter o paciente vivo até que a doença regrida.

Para o desenvolvimento desta tecnologia, a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) investiu recursos e disponibilizou pesquisadores para ajudar a viabilizar o projeto da empresa Braile Biomédica, de São José do Rio Preto, no interior paulista. O sistema, chamado de Solis, é o primeiro nacional e já está em utilização em diferentes estados brasileiros, inclusive, com negociações no exterior.

O tratamento funciona por meio de um equipamento composto por um circuito padrão, no qual o sangue das veias é removido do paciente, bombeado até um oxigenador e depois devolvido ao corpo por meio de uma artéria ou uma veia. Ele também é indicado para adultos ou crianças em casos de transplante de coração, infarto do miocárdio, parada cardíaca e insuficiência respiratória aguda, condição também causada pela Covid-19, no qual há inflamação dos brônquios e o comprometimento dos alvéolos, pequenas estruturas que compõem o sistema respiratório, e funcionam levando o oxigênio à corrente sanguínea.

“Assim como ocorre com as vacinas, os países produtores do equipamento estão segurando os produtos de origem. A nacionalização da tecnologia é importante para que os brasileiros também possam ter o produto e não ficar na dependência somente dos importados”, afirma Patrícia Braile, presidente da empresa Braile Biomédica.

A produção 100% nacional é mais barata em relação ao equipamento importado, até então, única alternativa na área médica. A Unidade EMBRAPII - Instituto ELDORADO ficou responsável pelo desenvolvimento dos componentes eletrônicos e computacionais e, a empresa, pela parte mecânica e os insumos descartáveis utilizados no equipamento.

Inovação contra a Covid-19

O Sistema Solis para ECMO é um dos mais de 60 projetos de inovação desenvolvidos e apoiados pela EMBRAPII, por meio de recursos não reembolsáveis. A entidade é uma Organização Social com Contrato de Gestão com os Ministérios de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Educação (MEC) e Saúde. A instituição garante parte do valor total do projeto da empresa que deseja inovar. Para viabilizar o desenvolvimento, coloca à disposição mais de 60 Unidades EMBRAPII (distribuídas pelo país), centros de pesquisa de ponta credenciados na rede de inovação. Ao todo, são mais de 1.000 projetos viabilizados somando cerca de 1,5 bilhão em investimentos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar