Brasil,

Janeiro Branco destaca a importância de cuidar da saúde mental

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Tatiana Midori
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o Brasil é o país mais deprimido da América Latina e ocupa o primeiro lugar no ranking da lista de países com pessoas mais ansiosas no mundo. Uma bomba-relógio ainda está para explodir, pois pesquisa da USP aponta que pacientes que tiveram Covid-19 ainda podem ter que lidar com surtos psicóticos, que vão desde mudanças de humor até crises de ansiedade

O início de um novo ano é marcado pela cultura da renovação e novas metas, porém, essas idealizações podem gerar ansiedade, pressão e outras sensações angustiantes. Para dar luz a esse assunto, psicólogos de Uberlândia, Minas Gerais, criaram, em 2014, o Janeiro Branco, que tem por finalidade convidar a sociedade para refletir sobre as questões e necessidades relacionadas à saúde mental e emocional, que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), depende do bem-estar físico e social e o conceito vai além da ausência de doenças.

Um fator que reforça ainda mais a importância da discussão em torno desse tema é o cenário da pandemia, que elevou o número de brasileiros que desenvolveram doenças relacionadas à má qualidade de saúde mental, como depressão, ansiedade, síndrome de burnout, entre outras, ocasionadas por diversas razões: desde a incerteza da estabilidade no trabalho, medo de contrair o coronavírus até as preocupações em conseguir conciliar tudo ao mesmo tempo, como vida profissional e pessoal.

Além de todos os sintomas físicos da doença, uma pesquisa do grupo de Psiquiatria do IPq-USP aponta um cenário que é uma verdadeira “bomba-relógio” prestes a explodir. Segundo o estudo, pacientes que tiveram Covid-19 podem ter que lidar com surtos psicóticos, ou seja, desde mudanças de humor até crises de ansiedade. Isso porque, de acordo com o estudo, no auge da pandemia, 30% das pessoas diagnosticadas com a doença em estado grave entre abril e agosto apresentaram transtornos psicóticos. E o pior: metade desses pacientes não tinha histórico anterior de transtorno mental. Conforme dados divulgados pela Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) 2019 do IBGE, houve um crescimento expressivo em 34,2% do número de casos de depressão em um período de seis anos (2013-2019). A pesquisa indica que, atualmente, 16,3 milhões de brasileiros sofrem da doença, representando 10,2% da população com mais de 18 anos.

Outro dado alarmante é que o Brasil foi apontado pela Organização Mundial da Saúde, em 2019, como o país mais deprimido da América Latina, com 5,8% das pessoas diagnosticadas com a doença (cerca de 12 milhões). A ansiedade é outro transtorno que afeta 9,3% dos brasileiros, em torno de 19,4 milhões, fazendo com que o Brasil ocupe o primeiro lugar no ranking da lista de países com pessoas mais ansiosas no mundo.

O doutor Edmundo Clairefont Dias Maia, psiquiatra do Hospital HSANP, enfatiza que além da saúde física é importante dar atenção à saúde mental. “Cuidar da mente é uma forma de manter o corpo saudável, uma vez que tudo é interligado. Quando estamos estressados ou ansiosos, por exemplo, o corpo começa a apresentar sinais, podendo desencadear diversas doenças. Para se ter uma ideia, quando os níveis de ansiedade estão altos, o indivíduo pode apresentar dores de cabeça, problemas digestivos, falta de concentração e memória, insônia, entre outros sintomas”, explica o especialista.

“Por isso, é fundamental que a população se conscientize sobre a importância de cuidar da ansiedade e depressão e não encare como frescura. É necessário quebrar esse paradigma que muitas pessoas ainda têm”, enfatiza doutor Edmundo.

Como ter a mente saudável?

Ainda estamos em época de pandemia, mas mesmo assim é possível realizar atividades para cuidar da mente sem precisar sair de casa, pois o distanciamento social é uma forma de prevenção. Para isso, o doutor Edmundo separou algumas dicas que podem ajudar a manter o corpo e mente saudáveis:

- Praticar exercícios físicos;

- Fazer meditação;

- Praticar a leitura;

- Se inscrever em cursos que seja do seu interesse;

- Ter uma boa noite de sono;

- Manter uma alimentação saudável;

- Reforçar os laços de amizade;

- Passar mais tempo com a família;

- Passar mais tempo com seu animal de estimação;

Sobre o HSANP: Investimento de um grupo de médicos e gestores especializados na área de saúde com mais de 20 anos de experiência, o HSANP é referência na Zona Norte da Grande São Paulo e tem como missão, ser assertivo com práticas humanizadas, promovendo a melhor experiência e resultados no cuidar de pessoas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar