Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Os desafios da odontologia domiciliar na pandemia

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  CROSP
  • Adicionar comentario
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Sim, é possível ir ao dentista sem sair de casa. Esse é o formato de atendimento adotado pela Odontologia Domiciliar para pacientes geriátricos, com deficiência ou doenças que dificultam a ida até o consultório. Mas, o serviço também tem sido procurado por quem precisa dar continuidade ao tratamento odontológico, mas não quer se arriscar em sair devido à pandemia da Covid-19.

A mudança de comportamento do consumidor, que optou por fazer as compras e estudos dentro de casa, também alcançou o mercado de serviços. “O homecare, como chamamos o atendimento a domicílio, se tornou uma opção nos casos onde o deslocamento não é possível e acaba por diminuir o estresse ao oferecer mais conforto ao paciente”, explica Denise Tibério, presidente da Câmara Técnica de Odontogeriatria e coordenadora do Grupo de Trabalho de Odontologia Domiciliar do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP).

O formato permite procedimentos como restaurações, próteses, limpezas e manutenções, tratamento de gengivas, de canal e estéticos, entre outros, mas exige um preparo maior do cirurgião-dentista, que precisa programar seus roteiros, ter equipamentos de fácil locomoção e um ponto fixo para higienização dos instrumentos, além de fazer o correto descarte do lixo gerado no atendimento, seguindo as normas da Vigilância Sanitária. “A Odontologia não é uma ciência exata e no serviço domiciliar o vínculo profissional-paciente é maior, então é importante o profissional se capacitar e atuar conforme as normas regentes”, completa a cirurgiã-dentista.

Quando procurar atendimento odontológico na pandemia?

As necessidades de tratamento mais urgente são para quando houver dor ou infecção, que podem ser observadas a partir da dor de dente aguda e espontânea, sangramentos frequentes, inchaço do rosto ou da gengiva, cáries expostas, fraturas e traumas, entre outros.

Tanto os consultórios e clínicas quanto os profissionais domiciliares devem atentar para as normas de biossegurança específicas do atendimento durante a pandemia. Uso de máscaras, aferição de temperatura, verificação do nível de saturação de oxigênio, higienização pessoal e do ambiente, distanciamento e, se possível, sem presença de acompanhantes, são algumas das indicações para prevenção da contaminação. Durante o procedimento clínico, em que o paciente pode gerar aerossóis no ambiente, o cirurgião-dentista deve estar paramentado.

Por isso, é importante o paciente estar ciente dos cuidados a serem tomados e saber o momento certo de buscar ajuda.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo