Quarta iteração do estudo de tratamento da COVID-19 em andamento (NIH)

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fabiana Albuquerque
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde

O Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas (NIAID), um dos Institutos Nacionais de Saúde, anunciou hoje que a quarta iteração do Adaptive COVID-19 Treatment Trial [Estudo Adaptativo do Tratamento da COVID-19] (ACTT-4) começou a incluir adultos hospitalizados com a doença causada pelo coronavírus 2019 (COVID-19) que necessitam de oxigênio suplementar. O estudo patrocinado pelo NIAID incluirá até 1.500 pacientes em aproximadamente 100 centros nos Estados Unidos e em outros países.

Os participantes serão atribuídos aleatoriamente a um dos dois braços de tratamento de tamanho igual. Um grupo receberá dexametasona, um corticosteroide disponível como medicamento genérico, e remdesivir, um antiviral de amplo espectro descoberto e desenvolvido pela Gilead Sciences, Inc., Foster City, Califórnia. Remdesivir, também conhecido como Veklury, foi recentemente aprovado pela Agência Norte-Americana de Controle de Alimentos e Medicamentos (FDA) para o tratamento da COVID-19 em pacientes hospitalizados com 12 anos ou mais. O segundo grupo receberá remdesivir e baricitinibe (nome comercial Olumiant), um modulador da inflamação aprovado pela FDA para tratar certos pacientes adultos com artrite reumatoide moderada a grave. Foi descoberto pela Incyte e licenciado para a Eli Lilly and Company, Indianápolis, Indiana. Em 19 de novembro, a FDA concedeu a Autorização de Uso de Emergência (EUA) para baricitinibe em combinação com remdesivir para tratar suspeita de COVID-19 ou COVID-19 confirmada por exame de laboratório em pacientes hospitalizados com 2 anos de idade ou mais que necessitam de oxigênio suplementar, ventilação mecânica invasiva ou oxigenação por membrana extracorpórea.

O estudo é cego para os componentes da dexametasona e baricitinibe, o que significa que os investigadores e os participantes não saberão quem está recebendo dexametasona e quem está recebendo baricitinibe. A dexametasona é administrada por infusão intravenosa (IV), e o baricitinibe é um comprimido administrado por via oral. Portanto, um grupo receberá comprimidos de baricitinibe por via oral e placebo IV, e o outro grupo receberá dexametasona IV e comprimidos de placebo por via oral. Todos os participantes receberão remdesivir por via intravenosa.

O ACTT-1 começou em fevereiro e testou remdesivir em comparação com placebo em pacientes adultos hospitalizados com COVID-19. Os resultados provisórios, publicados em maio, mostraram que remdesivir encurtou o tempo até a recuperação. Os resultados finais do ACTT-1 (link externo) foram publicados no New England Journal of Medicine em 5 de novembro.

O baricitinibe foi testado em combinação com remdesivir no ACTT-2, que incluiu 1.033 adultos hospitalizados com COVID-19. Os resultados primários desse estudo (link externo) foram anunciados pela Lilly em setembro, e os resultados revisados por pares serão divulgados. Os achados do ACTT-2 indicaram que a combinação de baricitinibe e remdesivir encurtou o tempo até a recuperação em relação ao tratamento com placebo e remdesivir. A EUA de baricitinibe foi baseada, em parte, na revisão dos dados do estudo ACTT-2 pela FDA.

A dexametasona foi avaliada no estudo global Randomized Evaluation of COVID-19 Therapy [Avaliação Randomizada da Terapia para COVID-19] (RECOVERY), patrocinado pela Universidade de Oxford. Os resultados do estudo mostraram que os pacientes que receberam dexametasona demonstraram uma taxa de mortalidade mais baixa em comparação com os pacientes que receberam tratamento habitual.

Até o momento, a dexametasona e o baricitinibe são as únicas duas terapias que reduzem a inflamação que demonstraram eficácia no tratamento de adultos hospitalizados com COVID-19 em grandes estudos clínicos randomizados. No entanto, as diferenças nas populações de estudo, as taxas de mortalidade e os dados de endpoint coletados nos estudos ACTT-2 e RECOVERY tornam difícil tirar conclusões sólidas sobre o valor das intervenções em várias populações de paciente. O ACTT-4 visa determinar se a dexametasona ou o baricitinibe, quando administrado com remdesivir, é mais eficaz na prevenção de adultos hospitalizados sob oxigênio suplementar de avançarem para necessidade de ventilação mecânica ou morte, entre outros desfechos, ou se eles são semelhantes.

Os investigadores avaliarão o estado clínico dos participantes diariamente usando uma escala ordinal de oito pontos que varia de um retorno ao status basal de pré-COVID-19 e não hospitalizado até a morte. Se tiver alta do hospital, os dados do estado clínico serão coletados durante as visitas ambulatoriais nos dias 15, 22, 29 e 60. O estudo avaliará a diferença na proporção de participantes que sobrevivem sem a necessidade de ventilação mecânica invasiva entre os dois braços de tratamento. Um objetivo secundário importante é comparar o estado clínico geral no dia 15 em cada grupo, comparando as diferenças na distribuição da escala ordinal de oito pontos em cada grupo.

Espera-se que leve cerca de três a quatro meses para a inclusão completa do estudo. Para obter mais informações sobre o estudo, visite clinicaltrials.gov e procure o identificador NCT04640168.

O NIAID conduz e apoia pesquisas – no NIH, nos Estados Unidos e em todo o mundo – para estudar as causas das doenças infecciosas e imunomediadas e para desenvolver melhores meios de prevenção, diagnóstico e tratamento dessas doenças. Comunicados de imprensa, fichas técnicas e outros materiais relacionados ao NIAID estão disponíveis no site do NIAID.

Sobre a Gilead Sciences

A Gilead Sciences é uma biofarmacêutica dedicada à pesquisa, desenvolvimento e comercialização de terapias inovadoras para prevenção, tratamento e cura de doenças potencialmente fatais, como HIV/Aids, hepatites virais, entre outras. A Gilead foi responsável por grandes conquistas para a saúde e a qualidade de vida ao oferecer o primeiro regime antirretroviral em comprimido único para o tratamento do HIV/AIDS, além de ter revolucionado o tratamento da hepatite C com o primeiro medicamento que apresentou a possibilidade de cura da doença. Presente no Brasil desde 2013 com sede em São Paulo, a Gilead possui operações em mais de 35 países, com matriz em Foster City, Califórnia, nos Estados Unidos.