Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Especialista catalão analisa surtos epidêmicos do passado para prever impactos do novo coronavírus

Em Grandes epidemias modernas, Salvador Macip mostra luta da humanidade contra crises sanitárias

O coronavírus provocou e segue provocando a maior crise de saúde mundial da atualidade. No entanto, ao olharmos para o passado, vemos que a humanidade já passou por crises semelhantes. Nem é preciso ir longe para constatar tal fato: no final dos anos 2000, a gripe suína deu origem à primeira pandemia a assolar nosso planeta numa época globalizada e sem fronteiras. Tudo parece indicar que surtos epidêmicos como este serão rotineiros nos próximos anos.

Com um texto consistente e didático, o professor e pesquisador catalão Salvador Macip mostra em Grandes Epidemias Modernas como funcionam as doenças infecciosas como gripe, AIDS, tuberculose e malária, o que significa dividir o mundo com inimigos invisíveis e como evitar o excesso de preocupação sem abrir mão da prudência, tão necessária para a garantia de nossa preservação como espécie.

“Parece claro que a Covid-19 é séria o suficiente para ser levada em consideração e ainda trará problemas relevantes por uma boa temporada, mas é mais provável que acabemos por dominá-la, se tudo der certo. É possível que depois tenha novos surtos, mas o mais normal seria que nunca mais causasse uma pandemia como a de 2020, uma vez que boa parte da população adquirirá alguma imunidade por ter entrado em contato com o vírus, e assim tenhamos as ferramentas complementares adequadas (vacinas, antivirais etc.). No entanto, isso não nos permite baixar a guarda: precisamos insistir que haverá mais pandemias, e o perigo de que uma delas seja causada por um vírus ainda mais agressivo sempre estará presente.”, escreve Macip.

Informações

Título: Grandes Epidemias Modernas: A luta da humanidade contra os inimigos invisíveis
Autora: Salvador Macip
ISBN: 978-8504021806
Número de páginas: 272
Preço de capa: R$ 59,90

Sobre o autor

Salvador Macip (Espanha, 1970) formou-se em Medicina pela Universidade de Barcelona, onde também concluiu seu doutorado em Genética Molecular e Fisiologia Humana. Desde 2008, Macip trabalha como professor na Universidade de Leicester, Reino Unido, onde lidera um grupo de pesquisa que estuda as bases moleculares do câncer e do envelhecimento das células. Seus títulos já foram traduzidos para o inglês, o alemão e o francês, entre outros idiomas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo