Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Médicos do IBCC Oncologia apresentam estudo sobre gravidade da Covid-19 em pacientes com câncer no Esmo 2020

Mais de 30% dos pacientes necessitaram de UTI após internação e diagnóstico do novo coronavírus

O médico oncologista do IBCC, Dr. Marcos Magalhães e as médicas residentes, Dra. Rafaela Alves e Dra. Camilla Rebouças tiveram um estudo que avaliou a gravidade de infecção por Covid-19 em pacientes com câncer apresentado no ESMO Virtual Congress 2020 - European Society for Medical Oncology. Segundo os pesquisadores, pacientes com câncer têm maior probabilidade de desenvolver infecções por conta de um sistema imunológico mais frágil em decorrência do tratamento oncológico. “A chance aumenta tanto de contaminação por Covid-19 quanto de mortalidade”, diz o Dr. Marcos. O trabalho também procurou determinar os piores desfechos clínicos associados aos aspectos clínicos e epidemiológicos da doença.

Foram examinadas a associação entre pacientes com câncer com diagnóstico de Covid-19 e insuficiência respiratória, necessidade de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e óbito. Todo o estudo foi feito no IBCC Oncologia e 90 pacientes participaram. Foram incluídos no levantamento pessoas com câncer e em tratamento ou aquelas em acompanhamento e que foram infectadas pelo novo coronavírus. Entre os pacientes analisados, a média de idade foi de 56 anos e 80% eram do sexo feminino.

Em relação à histologia, o câncer de mama representou a maioria dos casos com 35,6% e o câncer de colo do útero 21,1%. No geral, 51,6% estavam em estágio IV (55,6% com doença metastática) e 43,3% dos pacientes apresentavam um bom status no momento do diagnóstico de Covid-19. Após a internação inicial, 30 pacientes (33,3%) foram encaminhados para uma UTI. Dos 90 pacientes acompanhados inicialmente, 34 morreram (37,7%). Doença metastática e doença ativa foram relacionadas ao aumento da mortalidade (P = 0,041 e P = 0,006, respectivamente).

Tanto o Dr. Marcos como as médicas residentes, Dra. Camila e Dra. Rafaela, consideraram bastaste positiva a apresentação do estudo no maior evento de oncologia da Europa. “Isso reforça o compromisso que assumimos quando decidimos pela Medicina que é transformar positivamente os resultados clínicos das pessoas doentes, especialmente as que vivem o câncer, por isso estamos orgulhosos de apresentar esses dados no congresso deste ano que avança a compreensão científica da doença”, disse o Dr. Marcos.

A edição de 2020 do Congresso Anual da European Society for Medical Oncology (ESMO) realizou-se nos dias 19, 20 e 21 de setembro, em formato virtual. Trata-se do maior evento de oncologia da Europa, em que são apresentadas as descobertas e investigações mais significativas e vanguardistas na área do cancro.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo