Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Tecnologia de última geração ajuda médicos, enfermeiros e farmacêuticos em meio a pandemia da Covid-19

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Amanda Carvalho
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Solução para processos automatizados de farmácias, aumenta controle e eficiencia interna e facilita o atendimento rápido dos consumidores

Mesmo com a economia brasileira retraída, o varejo farmacêutico foi um dos setores que apresentou crescimento em meio a pandemia provocada pelo Covid-19 e consequente impacto gerado pelo afastamento social.

Neste momento de processos alterados e em desordem, o investimento em novas tecnologias pode trazer resultados expressivos. Entre as modernidades que já são realidade no Brasil, incluem-se sistemas de automatização do armazenamento, da distribuição, da manipulação e da separação de medicamentos. Ao contrário do que pode parecer, são soluções completas e de rápida instalação. Uma das tecnologias que vem ganhando espaço no Brasil e America Latina em geral, é o robô BD Rowa.

Por meio da experiência em outros mercados, como a Europa que já possui esta tecnologia desde 1996, Juan Carlos Esquivel, diretor da área de Medication Management Solutions na América Latina na BD, conta que o que mais chamou a atenção da empresa para desenvolver a automação no Brasil foi o alto potencial de desenvolvimento e necessidade do mercado brasileiro. "Dispomos de um grande número de drogarias (aproximadamente 80.000 estabelecimentos), porém estas ainda não possuem uma operação tão precisa em controle de estoque, que permita uma expansão do faturamento da loja, além do que os consumidores brasileiros valorizam cada dia mais uma experiência de compra diferenciada".

Vale lembrar que a automação já é uma realidade no mercado brasileiro e gera impacto positivo na gestão de farmácias. Através dela é possível ter controle de vencimentos de medicamentos, precisão do inventário, melhor utilização do espaço da loja, rapidez na dispensação do medicamento e uma experiência de compra diferenciada aos clientes.

Confira alguns benefícios da automação:
• Tempo para busca e entrega de medicamentos 22 vezes mais rápido
• Aumento de 37% de clientes atendidos por funcionários
• Controle de estoque eficiente e rápido, com mais produtos disponíveis e menor capital investido
• Redução da perda de medicamento por motivo de roubo e vencimento, já que o robô monitora a data de validade das medicações

A adoção da automação está sendo observada como tendência também para o mercado da América Latina. "Temos mais de 20 robôs inteligentes instalados em países sulamericanos e 5 deles já estão funcionando em estabelecimentos no Brasil", comenta Walban Souza, diretor da área de Medication Management Solutions no Brasil da BD. Segundo ele, a automação é factível ao mercado brasileiro, pois soluciona fatores críticos deste setor, como investimento em estoque de medicamentos e espaço físico na farmácia. Além disso, as possibilidades de projetos são múltiplas o que garante acessibilidade a diferentes perfis de drogarias. Outro ponto é a estrutura local disponível, como assistência técnica e logística, garantindo uma instalação rápida e de baixa complexidade.

Como funciona a tecnologia?

O robô BD Rowa é uma solução inovadora, que alia tecnologia e eficiência para revolucionar a gestão de medicamentos em farmácias e em ambientes hospitalares. A tecnologia traduz o que há de mais moderno no mundo para o segmento. O equipamento agiliza a gestão total de medicamentos, automatiza o processo de armazenamento, separação, a distribuição e reposição de remédios, auxiliando na redução de desperdícios, pois monitora a data de validade das medicações e a dosagem, no caso dos hospitais.

A solução integrada agiliza o controle e otimiza a organização interna das farmácias, diminuindo os gastos com a manutenção de estoque. A reposição dos medicamentos é feita com base em um relatório, produzido pelo robô, que determina o volume de saída de cada produto do estoque. O robô é desenvolvido com tecnologias que aprendem as práticas diárias de distribuição, operando de maneira inteligente e de acordo com a demanda.

Além disso, ele atualiza automaticamente o estoque, de modo a melhorar a velocidade e a precisão da distribuição: 30 segundos é o tempo necessário para que o robô faça a coleta do medicamento e o disponibilize ao farmacêutico ou atendente através de um dispenser instalado no próprio balcão de atendimento. Assim, o cliente da farmácia conta com mais atenção do profissional. Um levantamento feito na Alemanha, país com maior número de robôs como o Rowa, mostra que os estabelecimentos que possuem essa automação digital são capazes de dedicar quase 100% do tempo dos profissionais em um atendimento mais especializado.

Sobre a BD

A BD é uma das maiores empresas de tecnologia médica do mundo que está promovendo o avanço da saúde ao investir na descoberta médica, no diagnóstico e na prestação de cuidados com a saúde humana e animal. A empresa apoia os profissionais que estão na linha de frente dos cuidados da saúde por meio do desenvolvimento de tecnologia, serviços e soluções inovadoras que ajudam a avançar na terapia clínica para pacientes e no processo clínico para os prestadores de cuidados de saúde.

A BD e os seus 65 mil funcionários têm paixão e compromisso em ajudar a melhorar os resultados e a segurança dos pacientes, e a eficiência do processo de atendimento clínico, além de permitir aos cientistas de laboratório diagnosticar melhor a doença e promover as capacidades dos pesquisadores de desenvolver a próxima geração de diagnósticos e terapêuticos.

A BD tem presença em praticamente todos os países e parceiros com organizações de todo o mundo para abordar alguns dos problemas de saúde globais mais desafiadores. Ao trabalhar em estreita colaboração com os clientes, a BD ajuda a melhorar os resultados, reduzir os custos, aumentar a eficiência, melhorar a segurança e ampliar o acesso aos cuidados de saúde. Em 2017, a BD recebeu a C. R. Bard e seus produtos na família BD.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar