SEGS Portal Nacional

Saúde

Novo coronavírus:Hospital Icaraí realiza Simpósio sobre o sucesso dos resultados da Cânula Nasal de Alto Fluxo no tratamento de pacientes com Covid-19

  • Segunda, 24 Agosto 2020 12:03
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Rodrigo Arantes
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Recurso de oxigenioterapia evitou a intubação e a ventilação mecânica dos pacientes infectados pelo vírus

O Hospital Icaraí (HI) realizará, no dia 26 de agosto, o simpósio virtual "Resultados da Cânula Nasal de Alto Fluxo (CNAF) e da Ventilação Não Invasiva (VNI) no COVID-19". Organizado pelo Centro de Estudos do HI, a o encontro virtual contará com a participação de profissionais do Hospital Icaraí, do Hospital e Clínica São Gonçalo, do Niterói Dor, Norte Dor e do Rios Dor. As palestras ocorrerão das 18h às 20h horas, ao vivo pelo canal do You Tube do Hospital Icaraí (

.be)

Durante o Simpósio, será explicado sobre o recurso de oxigenioterapia que foi implantado para evitar a intubação e a ventilação mecânica dos pacientes com Covid-19. O Prof. Dr. Leonardo Cordeiro, diretor científico do Centro de Estudos do Hospital Icaraí, explica que a mortalidade dos pacientes em ventilação mecânica chegou a superar a taxa de 70% em vários países. Sendo assim, a estratégia de intubação precoce nesse cenário, como foi recomendada quando a pandemia chegou no Brasil, começou a ser questionada pelos especialistas, sendo necessário atuar com recursos não invasivos para evitar a intubação e a ventilação mecânica, visando frear a mortalidade desses pacientes graves com Covid-19.

"A introdução do Cânula nasal de auto fluxo, que é uma técnica não invasiva, associada principalmente à posição prona, onde paciente se encontra deitado de “barriga para baixo” usando o recurso, foi o que realmente alcançou um status de resultado para a redução da intubação e consequentemente da taxa de mortalidade na terapia intensiva. Assim, após muitas frustações com a ventilação mecânica, o resultados positivos começou aparecer. Porém, ainda temos muito que aprender com a utilização do CNAF", esclarece.

Com base no ocorrido, o Simpósio tem como finalidade reunir os principais hospitais que tiveram essa experiência positiva para demonstrar como realizar os procedimentos, mostrar as divergências dos protocolos usados e debater como criar uma forma mais consensual de estar apresentando esse recurso, passando assim a informação científica e deixando um legado para saúde pública do Estado do Rio de Janeiro.

Abaixo, a programação completa:

Abertura: Prof. Dr. Leonardo Cordeiro de Souza (Diretor científico do Centro de Estudos do Hospital Icaraí, especialista em fisioterapia em terapia intensiva, doutor em ciência médias - UFF - e gestor dos hospitais Icaraí e Hospital e Clínica São Gonçalo).

1ª fase - o que foi feito?

Apresentação do serviço
Protocolo de execução
Resultado e desfecho

2ª fase - Debates

Casos marcantes durante a pandemia
O que foi aprendido
Expectativas Futuras

Participantes:

Patrícia Fernandes - especialista em fisioterapaia em terapaia intensiva, gestora de fisioterara, gestora de fisioterapia dos hospitais Rios e Norte D'or, diretora do grupo Interfisio-iniredentor.

Ezequiel Mânica Pianezzola - especialista em fisioterapia em terapaia intensiva, diretor da Assobrafir-rj, gestor de fisioterapia do Niterói D'or e cooordenador do CTI dos hospitais Rios.

Guilherme Cherene - especialista em Terapia Intensiva, Neonatal e Pediátrica. Coordenador do bloco pediátrico do hospital Norte D'or e rotina UTI Covid do Hospital Fiocruz.

Bruno Guimarães - especialista em fisioterapia em terapia intensiva, doutorando em ciências médicas pela UFF e rotina UTI Covid do Hospital Niterói D'or.
Fernando da Franca Oliveira - especialista em fisioterapia em terapia intensiva, rotina CTI Covid do Hospital e Clínica São Gonçalo.

Marcos David Godoy - especialista em fisioterapia em terapia intensiva, doutorando em ciência médicas pela UFF e coordenador do CTI do Hospital e Clínica São Gonçalo.

Malus Fabiano Melo - especialista em fisioterapia em terapia intensiva, rotina do CTI Covid do Hospital Icaraí.

Fábio Fajardo Canto - especialista em fisioterapia em terapia intensiva, gestor de fisioterapia do hospital Niterói D'or.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Dez 12, 2025 Saúde

Verão e o câncer de pele: especialista alerta que maior…

Dez 12, 2025 Saúde

A força silenciosa da vitamina D na prevenção e na…

Dez 11, 2025 Saúde

Cinco cuidados essenciais para quem já teve câncer de…

Dez 11, 2025 Saúde

Mais que uma consulta: como uma equipe de saúde…

Dez 11, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 10, 2025 Saúde

Descubra os riscos do uso recorrente de antibióticos na…

Dez 10, 2025 Saúde

Seu peso não diminui mais? Veja os 4 erros mais comuns…

Dez 10, 2025 Saúde

Verão eleva o risco de doenças infantis e exige atenção…

Dez 10, 2025 Saúde

Parceria entre CNP Seguradora e OUZE leva plano…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version