Brasil,

Dieta alimentar balanceada ajuda a amenizar dificuldades respiratórias

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Chico Damaso
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

A COVID-19 atinge, principalmente, as vias respiratórias. Outros famosos problemas de saúde também causam mal-estar e insuficiência ao respirar, prejudicando o dia a dia dos pacientes. Asma, bronquite e rinite alérgica são alguns dos exemplos mais conhecidos.

Mas, para combater as limitações dessas doenças, alguns hábitos alimentares podem ser benéficos. Os alimentos broncodilatadores, se consumidos diariamente, melhoram o quadro respiratório e as funções pulmonares. Mas quais são eles e como funcionam?

Abrindo os brônquios

“Café, frutas cítricas (como limão e mexerica), gengibre, aspargos e chás são alimentos que atuam nesse sentido”, explica o dr. Daniel Magnoni, presidente do Instituto de Metabolismo e Nutrição (IMeN). As folhas verde-escuras, como espinafre, rúcula e agrião, também são importantes, devido a sua quantidade de magnésio, principal mineral broncodilatador.

O magnésio, inclusive, pode ser encontrado em oleagonisosas e cereais integrais. É um nutriente tão poderoso para a respiração que, em muitos casos, complementa o tratamento da asma. Alimentos ricos em vitamina D também são essenciais para o organismo, como gema de ovo, fígado, manteiga e alguns tipos de peixes.

Fechando os brônquios

Por outro lado, alimentos processados, com teor elevado de gorduras saturadas e transgênicos, desencadeiam processos inflamatórios no corpo, comprometendo as vias respiratórias. O consumo em excesso dificulta o trabalho respiratório e prejudica as funções saudáveis do corpo.

“Em algumas pessoas, podem ainda causar alergias a partir do estreitamento das vias respiratórias”, pontua dr. Magonini. Açúcar e refrigerantes somam-se aos alimentos industrializados. Nestes últimos, a presença de corantes, em especial o amarelo (que dá coloração vermelha, como na salsicha) é uma das mais propensas a causar alergias.

COVID-19

Frente à crise do Sars-CoV-2, uma dieta adequada também pode ajudar. “Alimentos com alta carga proteica são essenciais. Leguminosas – como lentilhas, ervilhas e soja –, ovos, peixes e aves são ótimas fontes proteicas”, afirma dr. Magnoni. O consumo de lipídios saudáveis, vegetais e fontes vitamínicas atuam no fortalecimento do sistema imunológico, protegendo as vias aéreas e o organismo de forma geral.

Para tratar mais a fundo sobre a ligação entre alimentação, imunidade e esporte, o dr. Magnoni lançou recentemente o livro PANDEMIA – Relatos da Frente de Batalhas; Dicas e orientações sobre a alimentação na nova era. A obra, já disponível nas plataformas do Mercado Livre e da Amazon, ajuda a estabelecer uma dieta segura. “Além de tratar das escolhas nutricionais mais adequadas de acordo com o nível de atividade física, sexo, peso, altura e idade das pessoas, também abordo o papel das proteínas e vitaminas nos processos infecciosos do pulmão e trago ainda depoimentos marcantes de profissionais da saúde que atuam na linha de frente do combate à pandemia”, detalha.

Outra iniciativa que garante informações seguras e baseadas em pesquisas para uma vida mais saudável é a Nutrientes para a Vida (NPV), onde dr. Magnoni já atuou como consultor. Além de dicas sobre a importância dos nutrientes e da qualidade alimentar, a NPV fornece à população o melhor sobre a prevenção do coronavírus.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar