Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Covid-19 x AVC: para os grupos de risco, uma corrida dupla contra o tempo

Pandemia afetou a rotina de acompanhamento médico de doentes crônicos e aumentou os riscos de ocorrência de Acidentes Vasculares Cerebrais

Idosos, pacientes diabéticos, hipertensos ou com sobrepeso são considerados grupos de risco para o novo coronavírus e devem, sempre que possível, adotar o distanciamento social. O problema é que os mesmos perfis apresentam risco aumentado para Acidentes Vasculares Cerebrais (AVCs) e estão adiando a visita ao médico por medo do contágio. “As pessoas ficaram tão preocupadas com a pandemia, que esqueceram do acompanhamento com o cardiologista ou neurologista, por exemplo”, aponta o neurorradiologista intervencionista do Hospital Santa Cruz, Dr. Marcelo Bolcato (CRM-PR 17.796, RQE 14.541).

A recomendação continua sendo procurar o pronto-socorro ao menor sinal dos sintomas: dores de cabeça súbitas ou intensas, principalmente aquelas muito diferentes do comum ou nunca sentidas antes, alterações da fala e da capacidade de movimentar pernas e braços, perdas repentinas de força e desmaios. “Dor de cabeça é um sinal de alerta, é um aviso de que alguma coisa está errada, ainda mais se a pessoa nunca sentiu e agora começa a reclamar. Pode significar uma cefaleia tensional, mas também pode ser o princípio de um sangramento no cérebro, por isso é importante buscar ajuda médica”, ressalta Dr. Marcelo.

Contra o tempo

Desde janeiro de 2018, a janela para tratamento de AVC foi ampliada para 24 horas. Isso quer dizer que, com até 24 horas do início dos sintomas, a equipe médica consegue fazer a intervenção. “Mas quanto mais cedo o paciente chegar ao pronto-socorro, maiores são as chances de recuperação e menores as chances de complicações permanentes, como perda de movimentos ou dificuldades de fala”, reforça o médico.

Segundo Dr. Marcelo, a forma de tratamento também depende muito do tempo transcorrido. “Quando o paciente chega ao hospital com 4h30 do início dos sintomas, conseguimos fazer a aplicação de um remédio na veia para tentar dissolver o coágulo. Depois desse período, é preciso fazer uma trombectomia mecânica com o auxílio de um cateter e aplicação de stent para manter a artéria aberta”, completa.

Sobre o Hospital Santa Cruz

Fundado em 1966, o Hospital Santa Cruz está localizado no bairro Batel, em Curitiba (PR), e, desde junho de 2020, é unidade integrante da Rede D'Or São Luiz - maior rede de hospitais privados do país com atuação no Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Bahia, Sergipe e Paraná. O Hospital Santa Cruz é considerado um centro de alta complexidade no atendimento das áreas de Oncologia, Cardiologia, Cirurgia Geral, Neurologia, Ortopedia, Pronto-Atendimento, Checkup e Maternidade. Com estrutura e equipe multidisciplinares, equipamentos de última geração e um moderno centro cirúrgico, oferece cuidado de alta qualidade centrado no paciente, segurança assistencial e humanização do atendimento. É reconhecido com o selo de Acreditação com Excelência Nível III, entregue pela ONA, sendo a instituição acreditada nesta categoria por mais tempo no Estado.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS