Brasil,

Coronavírus: saiba quais cuidados tomar para ir ao consultório odontológico

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Joana Ferreira
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Atenção às medidas de higiene em todo o trajeto é fundamental

Já é comprovada a eficiência do uso de máscaras contra a disseminação do coronavírus. Mas o que fazer no caso das consultas odontológicas, em que a retirada dessa barreira de proteção é obrigatória? Com a retomada gradativa dos atendimentos eletivos no horizonte, o reforço de medidas de biossegurança é fundamental para tornar a ida aos consultórios uma experiência mais tranquila para o paciente.

O cirurgião-dentista deve seguir todas as recomendações de higiene e paramentação, e o paciente também precisa fazer a sua parte. Neste sentido, orientações a caminho da clínica ou consultório, na chegada e na saída são essenciais. Se todas as diretrizes de segurança forem respeitadas, o risco de contaminação é bastante reduzido.

Antes da consulta

É fundamental que, no momento de agendamento de horário, o paciente relate ao profissional sua condição de saúde nos últimos 14 dias. Essa informação deve ainda ser confirmada no próprio dia do atendimento com uma hora de antecedência, no mínimo.

No dia da consulta, ainda em casa, o paciente deve realizar a higiene bucal completa, sempre lavando as mãos antes da escovação e da utilização do fio dental.

A orientação é que ele vá ao consultório preferencialmente sozinho. Caso não seja possível, o ideal é o acompanhante permanecer fora da sala de atendimento.

A escolha do meio de transporte também é muito importante. Caso não seja possível usar meios privados – como carros próprios, de aplicativo ou táxis -, o recomendado é tentar agendar o atendimento em horários que não sejam de pico para evitar aglomerações nos transportes públicos.

Seja no ônibus ou no metrô, já devidamente protegido pela máscara, o paciente deve evitar tocar os olhos, a boca ou o nariz, e manter, se possível, uma distância de dois metros das pessoas. Além disso, levar sempre na bolsa álcool gel higienizante ajuda a manter as mãos protegidas.

Chegando ao consultório

Ao chegar ao consultório ou clínica, o recomendado é que todos os pertences sejam colocados em uma sacola descartável de plástico ou de papel. A medida é importante para não quebrar a cadeia de biossegurança. Muitos consultórios já oferecem a sacola assim que o paciente chega, mas ele também pode trazer a sua de casa, desde que já higienizada.

Em seguida, é necessária a higienização correta das mãos no lavabo com água e sabão.

A máscara deve ser removida somente na hora do atendimento clínico. Ela também deve ser colocada em um saco plástico e mantida até o término da consulta.

“O profissional de saúde bucal sempre esteve atento às diretrizes de higiene e biossegurança. Aumentamos ainda mais os cuidados que já eram habituais no consultório para receber os pacientes diante da pandemia do novo coronavírus. Estamos respeitando todas as normas. O espaçamento entre as consultas é um ponto que todos devem observar. A equipe está preparada para essa e outras situações infectocontagiosas e sempre tomou as devidas providências no cuidado de sua saúde e a dos pacientes”, assegura Mary Caroline Macedo, membro do Grupo de Trabalho de Biossegurança do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP).

Na hora da saída

Ao pegar seus pertences para sair, o paciente deve descartar o saco plástico ainda na sala de atendimento. Na recepção ou no lavabo, deve realizar, novamente, a higienização das mãos e recolocar a máscara.

Preferencialmente, após a consulta odontológica, o paciente deve ir diretamente para a residência, por questão de segurança individual e coletiva.

Sobre o CRO-SP

O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) é uma autarquia federal dotada de personalidade jurídica e de direito público com a finalidade de fiscalizar e supervisionar a ética profissional em todo o Estado de São Paulo, cabendo-lhe zelar pelo perfeito desempenho ético da Odontologia e pelo prestígio e bom conceito da profissão e dos que a exercem legalmente. Hoje, o CROSP conta com mais de 145 mil profissionais inscritos. Além dos cirurgiões-dentistas, o CROSP detém competência também para fiscalizar o exercício profissional e a conduta ética dos Técnicos em Prótese Dentária, Técnicos em Saúde Bucal, Auxiliares em Saúde Bucal e Auxiliares em Prótese Dentária. Mais informações: www.crosp.org.br


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar