Brasil,

Aplicativo inédito vai monitorar 39 mil pacientes com sintomas de Covid-19 em Belo Horizonte

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Orlando Oliveira
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Com apoio da Vale, aplicativo da Binah está integrado à plataforma da Unimed-BH e será disponibilizado a moradores em parceria com a Prefeitura da cidade

A capital mineira vai ganhar um reforço no enfrentamento da pandemia da Covid-19. A partir desta semana, os pacientes de Belo Horizonte que reportarem sintomas da doença serão monitorados durante um mês por um aplicativo de celular. Ao todo, 39 mil pessoas serão beneficiadas nos próximos três meses. A ação é resultado de uma parceria entre a Vale, a empresa de tecnologia Binah, a Unimed-BH e a Prefeitura de Belo Horizonte.

A proposta da Binah foi contemplada pelo Desafio Vale Covid-19, que tem o objetivo de apoiar soluções que reduzam os impactos do novo Coronavírus na sociedade. Ela consiste em um aplicativo de celular que, por meio da câmera, coleta sinais vitais do paciente como saturação de oxigênio, respiração, níveis de stress e frequência cardíaca.

Qualquer morador de Belo Horizonte que tiver cadastro em um centro de saúde e sentir sintomas da Covid-19 – como tosse, dor de garganta, congestão nasal e coriza – pode entrar em contato com o serviço de saúde da cidade por meio do site consultacoronavirus.pbh.gov.br. Ao se consultar com um médico, ele receberá um link para acessar a plataforma de telemedicina da Unimed-BH, que foi cedida gratuitamente ao município. Em seguida, o usuário poderá baixar o aplicativo, registrar-se e enviar seus dados para os médicos. Ele será acompanhado por um mês sem necessidade de se deslocar para uma unidade de saúde.

O aplicativo utiliza tecnologias de processamento de sinal e Inteligência Artificial, combinada com um processador matemático que analisa a imagem através do reconhecimento facial. Os sinais vitais são captados a partir da bochecha e da testa do paciente. Pela primeira vez o aplicativo está disponível no Brasil. Desenvolvido em Israel, ele já é utilizado por cerca de 20 milhões de pacientes em todo o mundo.

A solução da Binah foi selecionada pelo Desafio Vale Covid-19, uma parceria da Vale com o Hospital Israelita Albert Einstein e a Rede Mater Dei de Saúde. Lançado em março, o edital destina US$ 1 milhão para 12 soluções no Brasil e no Canadá. Todas as parceiras contempladas doarão uma parte do material produzido ou do serviço oferecido para instituições de saúde de estados como Minas Gerais, Rio de Janeiro, Ceará e São Paulo, entre outros. No total serão beneficiadas 600 mil pessoas e cerca de 100 hospitais.

“Com o Desafio Vale Covid-19 estamos usando a inovação aberta para criar um impacto positivo na sociedade ao doar parte da produção ou dos serviços para unidades de saúde”, explica Marcos Calderon, da equipe de inovação aberta da Vale. “Também estamos ajudando a acelerar o ecossistema de inovação ao conectar diferentes parceiros em prol de um objetivo comum”.

Segundo Cláudio Lottenberg, presidente do Instituto Coalizão Saúde e sócio investidor da Binah no Brasil , existe um ganho de gestão significativo: “além de auxiliar no tema pontual que é a cura da doença, o uso deste tipo de tecnologia permite um aprimoramento de todo um sistema de saúde, evitando consultas ou idas a unidades de atendimento sem necessidade. Assim, é possível direcionar os serviços para os casos mais urgentes”, afirma.

O diretor-presidente da Unimed-BH, Samuel Flam, acredita que esta parceria poderá beneficiar ainda mais a comunidade de Belo Horizonte. “A Unimed-BH entende que, como cooperativa médica, tem uma responsabilidade compartilhada na gestão da cadeia da saúde em nossa cidade e região. Agora, com esta parceria com a Binah e a Vale, ampliamos sobremaneira nossa atuação junto às comunidades de nossa cidade. Estamos convictos de que a cooperação e a inovação são fundamentais para enfrentarmos este momento tão crítico para todos os brasileiros”, afirma.

Consulta online coronavírus - A consulta online é uma forma de atendimento rápido e que contribui para o isolamento social, protegendo as pessoas do risco de contágio – uma vez que não precisam se deslocar para um pronto-atendimento. Em uma atitude de cooperação, a Unimed-BH fez a cessão da tecnologia da consulta online para a Prefeitura de Belo Horizonte que, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, passou a oferecer o serviço para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) da capital. Atualmente, mais de 7 mil pessoas já foram atendidas utilizando a plataforma.

Sobre a Binah e a Health International

Criado em Israel, o aplicativo Binah, trazido ao Brasil pela Health International, é uma solução disruptiva e inovadora, que analisa os sinais vitais de uma pessoa por meio do reconhecimento facial, analisando a imagem da selfie de celular, tablet ou computador. O app Binah dispensa a integração com gadgets, wearables, equipamentos de medição domésticos ou outros acessórios.

Dotado de Inteligência Artificial, modelos matemáticos proprietários, e atuando com uma combinação de dados de processamento, extrai dessa imagem um grande conjunto de sinais, como batimentos cardíacos e variação da frequência cardíaca, saturação de oxigênio, respiração e medidas de estresse mental. Com as informações, cria marcações do estado do usuário e, com a recorrência da utilização, é capaz de prever as tendências de bem-estar dessa pessoa.

O aplicativo é utilizado em diversas áreas da Saúde como medicina preventiva, acompanhamento e atendimento remoto de pacientes, cuidados de bem-estar pessoal e corporativo, entre outros. Ele tem sido um importante suporte para telemedicina ao apresentar insights avançados, que permitem uma ação ativa e preditiva. Também fornece dados com acurácia médica, promovendo segurança e tranquilidade à relação médico-paciente de maneira totalmente digitalizada e não invasiva.

Desenvolvido por uma equipe de matemáticos, físicos e cientistas de biotecnologia, o app Binah foi o vencedor do prêmio CES 2020 Innovation Award, um dos maiores em inovação do mundo. E está entre as melhores soluções no relatório AI Core Technologies 2019, da Gartner.

A Health International é uma empresa brasileira, formada por um grupo de empresários que apostam nas novas tecnologias como forma de tornar o sistema de Saúde mais sustentável e democrático. Até o final do ano, a companhia deve atualizar o aplicativo com recursos de medição de pressão arterial, temperatura, taxas de hemoglobina e nível de álcool no sangue.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar