Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Equipe do HCor percorre o País para qualificar instituições públicas no combate à Covid-19

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Máquina Cohn & Wolfe
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Mais de 6.500 profissionais já foram contemplados em 14 estados brasileiros; Atualmente, equipe do Hospital está em Minas Gerais, onde atuará em 29 municípios

O HCor, em ação de Responsabilidade Social, disponibiliza profissionais de saúde para orientar médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e demais membros das equipes em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e hospitais públicos de referência para o tratamento de pacientes com Covid-19. A ação é uma parceria entre o hospital, Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretarias da Saúde (Conass) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS).

Desde maio, a equipe do HCor já percorreu 14 estados brasileiros das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Ao todo, foram mais de 1.100 visitas realizadas nas instituições, contemplando um número que já supera a marca de 6.500 profissionais de saúde qualificados.

Goiás foi o estado com maior abrangência, chegando a quase mil profissionais orientados, seguido por Maranhão (876), Pernambuco (767), Rondônia (609) e Amapá (580). Confira a lista completa abaixo.

De acordo com a gerente do Laboratório de Implementação do Conhecimento em Saúde (LICS HCor), Gizelda Monteiro da Silva, as informações transmitidas são desenhadas sob demanda e adaptadas à realidade local. “Em alguns estados, nosso foco foi treinar profissionais de saúde no suporte ventilatório e o no uso de ventiladores mecânicos. Atualmente, no trabalho desempenhado em Minas Gerais, qualificamos as equipes desde o transporte ao manejo seguro dos pacientes com coronavírus”, explica.

Após o período de qualificação presencial, as instituições são convidadas a participar de Sessões de Aprendizagem Virtual e ainda ter o apoio da Tele UTI, onde podem discutir à distância os casos de pacientes com síndrome respiratória aguda grave (SARS) com médicos intensivistas do HCor e contar com visitas diárias virtuais do especialistas do Hospital aos pacientes que estiverem internados em suas UTIs.

Qualificações em MG

Na última semana de junho, a equipe do HCor embarcou para diferentes localidades de Minas Gerais – o 15º estado contemplado. O trabalho de qualificação será realizado em duas etapas, a primeira conduzida por profissionais de enfermagem (focada, dentre outros temas, no fluxo do paciente intra-hospitalar medidas de isolamento, suporte ventilatório e implantação de protocolos assistenciais); e a segunda realizada por fisioterapeutas (voltada ao manejo do ventilador mecânico).

No território mineiro, a Implementação das Boas Práticas no Manejo do Paciente com Síndrome Respiratória Aguda em Decorrência da Covid-19 contemplará 29 municípios, sobretudo aqueles mais distantes da capital.

“Com atuação in loco, queremos abordar de maneira prática e didática as principais questões envolvidas no suporte ventilatório e uso de ventiladores em pacientes com Síndrome Respiratória Aguda pela Covid-19, fluxos e processos de trabalho, e também no processo de transferência entre instituições”, comenta a gerente.

O cronograma de qualificações ainda pode abranger o interior de São Paulo e a região Sul, porém ainda sem data definida.

Número de profissionais orientados por estado

998
Goiás
876
Maranhão
767
Pernambuco
609
Rondônia
580
Amapá
542
Bahia
500
Sergipe
432
Piauí
364
Ceará
345
Rio Grande do Norte
267
Mato Grosso do Sul
209
Acre
62
Pará
36

Tocantins

* Levantamento realizado entre maio e junho/2020.

Sobre o HCor

A instituição iniciou as atividades em 1976, tendo como mantenedora a Associação Beneficente Síria, que completou 100 anos de atividades filantrópicas em 2018. o HCor ganhou projeção mundial no cenário da saúde, tornando-se referência em cardiologia, além de oferecer atendimento de excelência nas áreas de neurologia, oncologia, ortopedia e medicina diagnóstica. Conta com acreditação internacional da Joint Commission Internation (JCI) desde 2006.

O Instituto de Pesquisa HCor coordena estudos clínicos multicêntricos nacionais e internacionais. Certificado pela American Heart Association (AHA), o Centro de Ensino capacita e atualiza milhares de profissionais anualmente. Há 10 anos, o HCor é parceiro do Ministério da Saúde no Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), colaborando com políticas públicas e iniciativas de aprimoramento para mais de 150 centros médicos de todo país.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar