Brasil,

Hospital resgata tradição das cartas para amenizar a distância entre pacientes com Covid-19 e seus familiares

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Rafael Teixeira
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Projeto idealizado no Hospital Santa Catarina, em São Paulo, ajuda pessoas internadas e entes queridos a lidarem com as emoções durante o distanciamento hospitalar

Nesta pandemia, as equipes assistenciais dos hospitais, como enfermeiros e psicólogos, incluíram mais uma função aos seus já atribulados cotidianos. Além de atuar na linha de frente no combate ao novo coronavírus, esses profissionais se tornaram um dos poucos canais de comunicação entre pacientes e seus familiares, auxiliando em vídeochamadas e no envio de mensagens por aplicativos.

Mas além da ajuda da tecnologia, a distância imposta pela Covid-19 fez com que a equipe de Psicologia do Hospital Santa Catarina (HSC), em São Paulo, pensasse em algo mais concreto e simbólico. Assim, nasceu o projeto Cartas Terapêuticas, que tem como objetivo propor às famílias e amigos que escrevam para as pessoas que estão internadas, relatando o que diriam se estivessem cara a cara.

“Trocar cartas é uma estratégia amplamente utilizada nas intervenções terapêutica em contextos de saúde, e é cientificamente comprovado que auxilia na elaboração emocional diante de cenários difíceis. Adaptamos este instrumento para o atual momento, com intuito de aliviar o isolamento e distanciamento”, explica a gerente-médica do Hospital, Mariângela Lieto. “É comum, por exemplo, as crianças mandarem desenhos. Já ocorreu também de familiares distantes, colegas de serviço e membros da igreja que o paciente frequenta participarem”, conta.

Higienização do papel

As mensagens chegam por e-mail à equipe de Psicologia da Instituição. O material é impresso e colocado em envelope, com higienização e proteção, para evitar qualquer risco de contaminação. Até o momento, mais de 200 mensagens foram recebidas. Pacientes em melhores condições também podem enviar suas cartas. “Os únicos que ainda não receberam as mensagens são aqueles que estão em ventilação mecânica, sedação ou sem condições cognitivas. Alguns já têm autonomia para ficar com as cartas no leito e solicitar que a equipe leia”, afirma a Dra. Mariângela Lieto, do Hospital Santa Catarina.

A reação foi tão positiva que os pacientes não intubados, mas sem acompanhantes, também são candidatos a participar do projeto. “Tivemos a oportunidade de registrar algumas reações das pessoas quando recebem as cartas. Observamos uma mobilização emocional, a receptividade do paciente e o acolhimento a ele. Isso traz humanização à nossa assistência”, completa.

“Nossa sociedade vivencia um momento novo, em que há necessidade de reflexão e readaptação. Acredito que isso pode trazer comportamentos novos, mas também retomar comportamentos antigos de forma ressignificada, como recursos de enfrentamento e redução de danos”. Ela destaca que o isolamento social pode gerar sofrimento emocional e fragilizar as pessoas, principalmente quem está em ambiente hospitalar. “As cartas funcionam para demonstrar sentimentos por meio da escrita e a possibilidade de receber afeto, mesmo à distância. Traz humanização ao cuidado com o paciente em ambiente hospitalar, além de ser um documento que ele terá contato durante e depois da internação”, lembra a médica.

Hospital Santa Catarina

O Hospital Santa Catarina prima pela excelência no atendimento seguro e humanizado. Referência de qualidade em serviços de saúde no Brasil, atende desde pequenos procedimentos até cirurgias de alta complexidade. A instituição filantrópica é parte da Associação Congregação de Santa Catarina, uma instituição filantrópica que impacta na cadeia de valor produtivo do país e atua nos eixos da saúde, educação e assistência social, por meio de 22 Casas e cerca de 14 mil colaboradores, distribuídos em seis Estados brasileiros. Com infraestrutura moderna, equipamentos de última geração e profissionais altamente qualificados, o Hospital Santa Catarina dispõe de 316 leitos, sendo 79 de UTI, distribuídos em cinco Unidades de Tratamento Intensivo (neurológica, cardiológica, pediátrica, geral e multidisciplinar), 15 salas de cirurgias, 3 salas de centro cirúrgico minimamente invasivo e pronto atendimento 24 horas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar