Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

HCor usa videoconferência para treinar hospitais da rede pública do Brasil a combater pandemia de novo coronavírus

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Luna Aghata
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Reuniões diárias conectam profissionais de saúde de 239 municípios brasileiros

Desde março, Sessões de Aprendizagem Virtual tiveram mais de 3.600 acessos

As ferramentas de reunião virtual passaram a fazer parte da rotina de pessoas e organizações em todo o mundo durante a pandemia do novo coronavírus. O HCor adotou o recurso dos encontros remotos, em apoio ao Ministério da Saúde, para compartilhar conhecimento técnico gestão sobre Covid-19 com profissionais da saúde de 605 instituições públicas, distribuídas em 239 municípios brasileiros, contribuindo para aprimorar o atendimento de milhares de pacientes infectados em diversos pontos do País.

A iniciativa abrange hospitais, unidades de pronto atendimento (UPAs), unidades de saúde básica (UBS), do SAMU, instituições de ensino e equipes de secretarias municipais e estaduais de saúde e é viabilizada por meio de recursos do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS).

As Sessões de Aprendizagem Virtual tiveram início no final do mês de março, abordando a gestão e a implantação de um plano de contingência para as instituições participantes. Os especialistas do HCor, em parceria com outros hospitais de referência que integram o PROADI-SUS, já dividiram com as turmas suas experiências no cuidado multiprofissional de pacientes com confirmação de infecção pelo novo coronavírus, atendimento pediátrico, estratégias de proteção aos colaboradores da linha de frente da assistência, fluxos de assistência em nutrição e farmácia, gestão de pessoas e apoio psicológico para pacientes e familiares, além da pesquisa em andamento na instituição que inclui o uso de três medicações conhecidas. “Todo o conhecimento compartilhado é baseado nas boas práticas clínicas, aprimorado por evidências e endossado por especialistas reconhecidos em suas áreas de atuação”, ressalta Bernadete Weber, superintendente de Responsabilidade Social do hospital.

A audiência dos treinamentos online já atingiu mais de 3.600 acessos, entre diretores, médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas e fisioterapeutas. A região Nordeste lidera o engajamento com participação de 84 municípios, incluindo centros médicos das capitais de todos os Estados: São Luis (MA), Teresina (PI), Fortaleza (CE), Natal (RN), Recife (PE), Maceió (AL), Aracaju (SE), João Pessoa (PB) e Salvador (BA). Em seguida vêm as instituições do Sudeste, com 50 instituições, Centro-Oeste (49), Sul (40) e Norte (16). Especialistas de duas instituições americanas, de Houston, no Texas, e Rochester, em Minnesota, também já participaram das reuniões. “A iniciativa tem atingido regiões carentes de capacitação técnica com retornos positivos dos participantes, incluindo os especialistas americanos, de uma realidade distante da nossa. O projeto reforça o compromisso do HCor de contribuir com sua expertise para o Sistema Único de Saúde, beneficiando milhões de brasileiros que dependem da rede pública”, destaca Fernando Torelly, superintendente corporativo do HCor.

Assistência aos pacientes

O HCor também tem recorrido ao atendimento remoto para cuidar de pacientes que já realizam acompanhamento médico nos ambulatórios do hospital. Por telefone ou vídeo chamada, é possível tirar dúvidas quanto à sequência do tratamento como o uso de medicamentos, atualização de receitas, avaliação de exames e, principalmente, quanto ao momento de procurar ajuda presencial.

Sobre o HCor

A instituição iniciou as atividades em 1976, tendo como mantenedora a Associação Beneficente Síria, que completou 100 anos de atividades filantrópicas em 2018. o HCor ganhou projeção mundial no cenário da saúde, tornando-se referência em cardiologia, além de oferecer atendimento de excelência nas áreas de neurologia, oncologia, ortopedia e medicina diagnóstica. Conta com acreditação internacional da Joint Commission Internation (JCI) desde 2006.

O Instituto de Pesquisa HCor coordena estudos clínicos multicêntricos nacionais e internacionais. Certificado pela American Heart Association (AHA), o Centro de Ensino capacita e atualiza milhares de profissionais anualmente. Há 10 anos, o HCor é parceiro do Ministério da Saúde no Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), colaborando com políticas públicas e iniciativas de aprimoramento para mais de 150 centros médicos de todo país.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar