Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Plataforma de geolocalização ajuda a mapear onde estão as áreas de maior risco de infecção por COVID-19

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Camila Lopes
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Com o objetivo de fornecer mais informações sobre a pandemia de COVID-19, tanto para a população quanto para as autoridades públicas, Faissal Nemer Hajar, estudante de medicina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), criou a plataforma colaborativa “JUNTOS CONTRA O COVID” que mostra, por bairros, como está o risco de infecção em cada cidade e estado do Brasil.

A plataforma, de simples navegação, reúne perguntas claras, que são respondidas pela própria população, como estado de saúde, contato recente com pessoas infectadas ou viagens para países com alta incidência da doença, nos últimos 14 dias. Com esses dados, tratados de forma anônima e seguindo as regras da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), o sistema utiliza um algoritmo validado pelo Ministério da Saúde e pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), para mostrar no mapa qual é o índice de risco em cada região (alto, médio ou baixo). O mapa é atualizado em uma periodicidade mínima de cinco minutos e pode ser encontrado no site https://juntoscontraocovid.org/.

A plataforma conta com cerca de 150 mil respostas, mostrando-se extremamente eficiente, inclusive quando os dados são comparados à curva de casos confirmados na cidade. O sistema mostra o cenário em tempo real, ou seja, as informações podem ser utilizadas, por exemplo, para antecipar a situação em determinada região, ajudando assim na tomada de decisão para alocação de recursos pelas autoridades públicas.

Além deste benefício, os dados contidos na plataforma podem ajudar a população a ser mais cautelosa, caso resida ou necessite circular nas áreas de maior risco, e também empresas que se situam ou precisam fazer suas entregas nestas regiões.

O projeto, que começou com a ideia do Faissal em março de 2020, já tem um grupo de trabalho formado por professores e outros profissionais de diversas multinacionais, que motivado com a ideia de contribuir de alguma forma para o controle da pandemia, dedica parte do seu tempo, transferindo suas expertises em tecnologia, ciência de dados, comunicação, pesquisa e medicina, de forma totalmente voluntária.

O sistema, que foi desenvolvido pelo idealizador do projeto e cresceu com apoio das empresas de tecnologia Gebit e Cloudster, está hoje em sua terceira versão e conta com uma nova arquitetura e maior robustez, o que garante a disponibilidade mesmo com alto volume de acessos, como aconteceu recentemente, quando chegou ao pico de dois milhões/dia. Essa evolução foi conduzida pelos novos profissionais que se juntaram ao time de voluntários do projeto e que continuam focados em garantir as melhorias e boa performance da ferramenta.

O mapa, grande diferencial do sistema, foi disponibilizado pelo parceiro MapBox, uma das mais importantes empresas de plataforma digital de mapa e localização do mundo, que garante a alta performance e flexibilidade necessária para a evolução do projeto.

Além da equipe de voluntários, a rede de empresas apoiadoras também não para de crescer. A última aquisição foi a Across, Consultoria de RH com 23 anos de mercado, que está compartilhando seus conhecimentos e disponibilizando seus colaboradores para auxiliarem na expansão do projeto.

Outro parceiro é a Totvs Labs, divisão de Pesquisa e Desenvolvimento da Totvs, que além da disponibilização de profissionais no projeto, fará a migração para Carol, a sua plataforma de inteligência artificial.

O conceito da plataforma, com dados fornecidos pela própria população, também já é utilizado na Alemanha e nos Estados Unidos. Entretanto, em nenhum caso a informação pode ser filtrada até chegar a um bairro específico, por exemplo.

Sobre:

Faissal Nemer Hajar - Acadêmico de Medicina pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Realiza pesquisas da área de cirurgia pélvica, cirurgia geral, reumatologia e epidemiologia (Public Health). Realizou programas de iniciação à docência na UFPR e possui publicações em congressos e revistas internacionais. Concluiu pós-graduação em Principles and Practice of Clinical Research da Harvard T.H. Chan School of Public Health.

Cloudster - Empresa especializada em Cloud computing, sediada em Curitiba, foi responsável por incluir a Amazon Web Services (AWS) ao projeto. A opção pela AWS foi feita pela elasticidade e transparência nos custos de nuvem.

Gebit - Empresa de desenvolvimento de software personalizado. Foi responsável pela segunda versão do site, pela migração para a estrutura da AWS e pela mudança de arquitetura visando a maior economia de dados, criando estratégias de cacheamento e robô assíncrono para a confecção do mapa.

Mapbox - Empresa especializada em plataforma digital de mapa e localização para aplicações mobile e web, sediada em San Francisco, CA. O interesse em escolher a Mapbox veio por ser uma plataforma flexível, permitindo manter a identidade visual do projeto, além do ganho em performance quando realizada uma busca por endereço no mapa, por exemplo.

Across - Consultoria de RH com 23 anos de mercado, localizada em São Paulo, que atua com atração e seleção de jovens talentos, construção e implantação de ferramentas de gestão, avaliações de performance e sucessão, além de ações de treinamento e desenvolvimento. Está no projeto apoiando na divulgação da plataforma, através da base de candidatos e clientes e parceiros.

Totvs Labs - Divisão de Pesquisa e Desenvolvimento da TOTVS. Com a sua sede em Raleigh, NC, a TOTVS Labs conta com pesquisadores localizados em várias partes do mundo. O foco atual de pesquisa tem sido Dados, e IA, destaques para Processamento em Linguagem Natural, Computação Visual (Como reconhecimento facial), algoritmos de predição e recomendação, bem como computação distribuída de larga escala de dados.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar