Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Centro de Nefrologia do Hospital Santa Catarina assegura diálise com distanciamento social

Todos os quartos da unidade são privativos, garantindo a manutenção do tratamento e a segurança dos pacientes, diante da pandemia do novo coronavírus

Quando o Hospital Santa Catarina inaugurou o seu Centro Integrado de Nefrologia, Diálise e Transplante Renal, no meio do ano passado, as medidas de distanciamento social não faziam parte do nosso cotidiano.

Ao oferecer quartos (boxes) 100% privativos a pacientes durante as sessões de diálise, a ideia do hospital, pioneiro em São Paulo a implantar este modelo, era garantir privacidade e comodidade aos pacientes, com acesso à internet (via wi-fi), TV e espaço para acompanhante.

O tempo passou e o mundo mudou. E agora, esta modalidade de atendimento mostrou-se um aliado para a segurança das pessoas contra o novo coronavírus. "O local já possuía infraestrutura diferenciada (quando migrou do tradicional modelo de salão). Isso permitiu que a rotina dos pacientes fosse pouco alterada no cenário da atual pandemia", explica Maristela Carvalho da Costa, responsável técnica pelo Centro de Nefrologia.

Mesmo assim, alguns procedimentos foram implantados, como uma triagem de sinais para a Covid-19 feita por telefone, antes das sessões; entrada imediata nos boxes privativos, evitando a espera na recepção; e uso de máscaras durante todo o atendimento (para pacientes, equipe assistencial e demais colaboradores do hospital). "Além disso, pacientes com suspeita ou diagnóstico de Covid-19 são dialisados em quadra restrita, por profissional exclusivo, e em turno com o menor número de pacientes", conta a médica.

Ela destaca a importância de as pessoas não interromperem o tratamento, mesmo neste momento delicado da sociedade, e reforça as orientações do Ministério da Saúde sobre o uso de máscaras e higienização das mãos, dentro e fora do hospital. "Faltar nas sessões de hemodiálise representa um grande risco, podendo resultar em distúrbios que comprometam a vida do paciente".

A unidade conta com profissionais especializados em transplante renal e equipe multidisciplinar para exames, atendimento médico, nutricional e psicológico, além do acolhimento e demais serviços viabilizados por estar dentro do Hospital Santa Catarina.

Toda a assistência multidisciplinar do local continua durante a pandemia, incluindo a "diálise em trânsito", que é quando pacientes provenientes de outras cidades, que estão em São Paulo, podem realizar excepcionalmente o procedimento no Santa Catarina.

O Centro de Nefrologia está preparado para atender desde casos mais simples até os de alta complexidade. A integração com a Nefrologia permite a realização de exames de rotina e acompanhamento particular, ideal para o paciente com doença renal aguda e crônica.

Hospital Santa Catarina

O Hospital Santa Catarina prima pela excelência no atendimento seguro e humanizado. Referência de qualidade em serviços de saúde no Brasil, atende desde pequenos procedimentos até cirurgias de alta complexidade. A instituição filantrópica é parte da Associação Congregação de Santa Catarina, uma instituição filantrópica que impacta na cadeia de valor produtivo do país e atua nos eixos da saúde, educação e assistência social, por meio de 22 Casas e cerca de 14 mil colaboradores, distribuídos em seis Estados brasileiros.

Com infraestrutura moderna, equipamentos de última geração e profissionais altamente qualificados, o Hospital Santa Catarina dispõe de 316 leitos, sendo 79 de UTI, distribuídos em cinco Unidades de Tratamento Intensivo (neurológica, cardiológica, pediátrica, geral e multidisciplinar), 15 salas de cirurgias, 3 salas de centro cirúrgico minimamente invasivo e pronto atendimento 24 horas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS