Brasil,

Crescimento da telemedicina no cenário da Covid-19 não é para amadores

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Lidia Santana
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
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95,5% das 24.000 teleconsultas feitas em fevereiro e abril por meio do Dr. Alper, solução de telemedicina criada em parceria com a Conexa Saúde, foram solucionadas no atendimento. Apenas, 4,48% tiveram como desfecho o pronto-socorro. Bom para a saúde dos pacientes e para a sustentabilidade dos negócios

Empresas que já acreditavam na telemedicina antes do advento da Covid-19 tem mais condições de absorver o crescimento sem precedentes da demanda, com serviços eficientes e seguros para seus clientes. A Afirmação é do CEO da Conexa Saúde, Guilherme Weigert, empresa que desde 2017 atua em telemedicina e hoje tem mais de 3 milhões de vidas e de 11 mil médicos cadastrados em sua plataforma. O crescimento da empresa acontece em parceria com clientes como a Alper Consultoria de Seguros, 1,3 milhão de vidas seguradas no país, das quais 66% na carteira de saúde. A solução de telemedicina - o Dr. Alper - desenhada em parceria com a Conexa Saúde permitiu que 95,5% das 24.000 teleconsultas realizadas de 13 de fevereiro a 26 de abril fossem solucionadas no atendimento e apenas 4,48% tivessem como desfecho o pronto-socorro. Do total de teleconsultas, 21% eram relacionados à suspeita de Covid-19. "Essa triagem realizada com segurança via telemedicina é importante em cenário de pandemia e a qualquer tempo para o setor da saúde", ressalta o VP de Benefícios da Alper, André Martins.

Executivo da área de seguros há 30 anos, dos quais 20 no setor da saúde, Martins enxerga a telemedicina muito além da pandemia. "A saúde suplementar no Brasil sofre com o alto custo, que penaliza empresas e usuários. No entanto, cerca de 40% do valor das mensalidades pagas pelos usuários de planos de saúde corresponde ao que chamamos de pequeno risco - consultas, pronto- socorro e exames’, diz. E explica: "se conseguirmos utilizar de modo racional esses recursos por meio da teleconsulta, fazendo com qualidade a triagem dos casos que realmente precisam ir ao pronto-socorro e fazer exames, reduzimos muito o custo e proporcionamos mais qualidade para o usuário. Afinal, ir ao pronto-socorro desnecessariamente coloca em risco a saúde não só em tempos de pandemia".

"A telemedicina cresce na onda da pandemia, mas seu papel é ainda maior. A tecnologia é uma grande aliada da atenção primária, pode levar a saúde para mais pessoas, transformando para melhor o sistema de saúde do país", afirma Weigert. Para isso, é preciso ter uma tecnologia robusta e também profissionais de saúde muito preparados. Esses dois aspectos foram importantes para a Alper quando em dezembro de 2019, depois de cerca de um ano estudando o segmento de telemedicina em busca de um parceiro, escolheu a Conexa Saúde. "A parceria deu muito certo. Utilizamos a plataforma e a rede de médicos da Conexa Saúde. Começamos com a telemedicina e agora ampliamos para telepsicologia. A plataforma suportou sem qualquer problema o boom da pandemia", informa Martins.

Sobre a Conexa Saúde

A Conexa Saúde foi fundada no Rio de Janeiro em 2016, como uma clínica de saúde voltada à atenção primária. Em 2017, reformulou seu modelo de negócios e adotou a telemedicina, com uma plataforma digital que promove a conexão entre pacientes e profissionais de saúde. Por meio dessa tecnologia, implementa serviços de saúde a distância, obedecendo protocolos médicos e de segurança da informação de alta confiabilidade. A empresa é a maior plataforma independente de telemedicina do Brasil e tem como missão revolucionar o acesso à saúde, tornando a jornada e a experiência do paciente mais fácil, segura e humanizada.

Na carteira de clientes da Conexa Saúde estão hospitais, operadoras de saúde, laboratórios, além de grandes empresas do varejo e do setor financeiro. Entre as soluções de telemedicina oferecidas, sempre personalizadas de acordo com a necessidade de cada cliente estão: licenciamento da plataforma de telemedicina para hospitais e instituições de saúde; teleorientação, em que a empresa contrata a plataforma para proporcionar orientação médica a seus clientes ou colaboradores; teleinterconsulta, permite ao médico clínico acionar de maneira remota um colega especialista para ter a segunda opinião sobre o caso de seu paciente. Outro destaque é a rede de médicos Conexa, com mais de 20 especialidades, entre elas, infectologia, neurologia, ortopedia, pediatria, pneumologia, cardiologia, endocrinologia, clínica geral, dermatologia e hematologia.

Sobre a Alper Consultoria de Seguros

A Alper é uma das maiores Corretoras de Seguros, Gestão de Riscos, Consultoria de Benefícios e Massificados do país. É a primeira corretora de seguros a possuir ações comercializadas na bolsa de valores, com adesão ao maior nível de Governança Corporativa da B3. Com mais de R$ 1.6 bilhão de prêmios administrados e 1.3 milhão de vidas administradas, possui ampla carteira de produtos e serviços para todos os tamanhos e portes de empresas.

Com investimentos massivos em tecnologia, a Alper vem se destacando no mercado de consultoria em seguros com eficientes ferramentas de análise, pesquisa e estratificação de dados, o que faz de nós, uma companhia tecnológica, sempre pronta para atender às exigentes demandas de nossos clientes.


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