Coronavírus: TeleSus atende mais de 1,8 milhão de pessoas
TopMed, que faz o atendimento humanizado na central 136, aponta que 85% das pessoas que receberam o suporte deixaram de ir até uma unidade de saúde
Desde o dia 02 de abril, O TeleSus, que funciona na central 136, já realizou 1,8 milhão de atendimentos. Deste total, 700 mil contatos foram realizados exclusivamente pelo chatbot. Os outros atendimentos, classificados como médio e alto risco, passaram pelo suporte humanizado, realizado por profissionais da TopMed, que dão orientações, tiram dúvidas e fazem uma avaliação minuciosa de cada caso. Se necessário, o paciente é orientado a procurar uma unidade de saúde. De acordo com Renata Zobaran, Diretora de Saúde da empresa, até o momento, a equipe já conseguiu manter em casa 85% do 1,1 milhão de pessoas que entraram em contato para tirar dúvidas sobre a COVID-19.
"Proteger as pessoas em isolamento é essencial para a contenção da doença. Aquelas que não são direcionadas para unidades físicas de saúde, mas que, ainda assim, exigem acompanhamento, recebem ligações para que os profissionais acompanhem a evolução do quadro de saúde delas. Em alguns casos, é possível que o mesmo paciente receba três ou quatro contatos. O acompanhamento só é encerrado quando os sintomas desaparecem", explica Renata Zobaran.
Ainda assim, alguns problemas podem surgir nos pacientes que não apresentam sintomas da Covid-19 como, por exemplo, crises de ansiedade. Nesses casos, auxiliares de enfermagem e enfermeiros também estão preparados para ajudar. Algumas medidas simples, como exercícios de respiração podem ajudar e, dessa maneira, a empresa catarinense também auxiliar na diminuição da propagação do vírus, mantendo o cidadão em casa.
“Podemos afirmar que o TeleSUS é o maior serviço de telemedicina do mundo. Marcar a história por democratizar o acesso à saúde de qualidade no maior país da América Latina é a comprovação de que estamos no caminho certo", ressalta Renata Zobaran.
Há mais de dez anos no mercado, a TopMed auxilia na prevenção e análises clínicas dos brasileiros. Além do trabalho feito em parceria com áreas governamentais, a empresa também oferece atendimento personalizado para empresas. É o caso do “Saúde Emocional”, ferramenta de prevenção, focada na atenção e suporte para resolver situações pontuais relacionadas ao ambiente pessoal ou corporativo. Afinal, diversas pesquisas apontam que, manter a saúde psicológica e emocional dos colaboradores, é fundamental para garantir o bem-estar e, consequentemente, uma melhora no desempenho profissional.
Sobre a TopMed:
A TopMed é líder no mercado de prevenção e promoção de saúde especializada em atendimento à distância. Desde 2003, a empresa vem desenvolvendo soluções inovadoras, utilizando tecnologia de última geração para disponibilizar serviços de excelência. Com modelo de negócios focado no mercado B2B, a TopMed oferece serviços para operadoras de saúde, setores público e corporativo, seguradoras, empresas de cartões de benefícios, varejistas, entre outras. Oferece ainda soluções para RHs interessados no cuidado da saúde de seus colaboradores, aumento da produtividade e redução de custos.
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