Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Versões falsas ou caseiras de álcool em gel não são eficazes no combate ao novo Coronavírus

Versões falsas ou caseiras de álcool em gel não são eficazes no combate ao novo Coronavírus

Com a falta de álcool em gel em farmácias convencionais e supermercados, farmácias de manipulação surgem como alternativa para adquirir o produto com eficácia garantida.

É de conhecimento geral que uma das maneiras mais efetivas de prevenir a transmissão do novo Coronavírus é através da higienização das mãos com água e sabão ou, quando não se tem acesso a uma pia, com álcool em gel. O problema é que, devido ao período de quarentena pelo qual estamos passando e o aumento na procura pelo produto, o álcool em gel está em falta na maioria dos estabelecimentos. Como resultado, muitas pessoas estão tentando fabricar versões caseiras do produto, o que não é recomendado. “Algumas receitas sugerem o uso do álcool líquido concentrado com gelatina incolor, gel de cabelo ou outras substâncias espessantes. O problema é que, além de oferecerem risco de irritações cutâneas e acidentes domésticos como queimaduras, as receitas caseiras não garantem a concentração adequada de álcool para esse tipo de produto, não sendo então capazes de desestruturar as proteínas que revestem a parede celular do agente infeccioso”, alerta Luisa Saldanha, farmacêutica e diretora científica da Pharmapele.

E o mesmo alerta vale para as versões falsificadas do produto que vêm surgindo devido à baixa oferta de álcool em gel. “Além de ser um crime contra a saúde pública, o álcool em gel falsificado também não é eficaz na eliminação do vírus causador do COVID-19, pois, da mesma forma que as receitas caseiras, é geralmente feito com uma mistura de água, gelatina e um pouco de álcool para imitar o cheiro do produto original. Dessa forma, não possui a quantidade necessária de álcool para eliminar o vírus”, alerta a especialista. O grande problema é que, muitas vezes, não é fácil identificar se o produto é falsificado ou não. Em alguns casos, é possível notar que o produto é falso pela embalagem. Mas, na maioria das vezes, a falsificação é tão bem feita que o consumidor pode não perceber. “Por esse motivo, o ideal é fazer a compra do álcool em gel apenas em locais oficiais, como farmácias e supermercados, que respondem pela garantia do produto. Além disso, atente-se à presença do selo do Inmetro e do Sistema Brasileiro de Avaliação de Conformidade (Sbac)”, recomenda.

Mas, se o álcool em gel está indisponível na maioria desses estabelecimentos e a versão caseira não é eficaz no combate ao vírus, como proceder? De acordo com Luisa, uma boa alternativa é recorrer às farmácias de manipulação, que, recentemente, obtiveram a liberação da ANVISA para produzir e comercializar o produto. “A produção da farmácia de manipulação, até o momento, ajudou muito a suprir a escassez de medicamentos e produtos necessários para enfrentarmos essa pandemia. Nós da Pharmapele, por exemplo, começamos a produzir em escala e temos abastecido muitos serviços médicos em todo o Brasil”, afirma a especialista.

E não há nem mesmo a necessidade de se deslocar até uma farmácia de manipulação para adquirir o produto. É possível comprá-lo, por exemplo, através do site da Pharmapele. “Disponível em duas versões, azul e transparente, o Álcool em Gel Hidratante tem 70% de álcool e conta com Aloe Vera em sua formulação, ajudando assim a prevenir o ressecamento das mãos”, afirma a farmacêutica. Em seu catálogo de produtos, a empresa oferece também um álcool específico para higienização de produtos eletrônicos. “O Álcool Isopropílico 75% tem uma estrutura química que dificulta a oxidação das peças dos eletrônicos ao mesmo tempo em que remove o perigo de contágio e transmissão do vírus”, destaca. E não se preocupe com a entrega. “Aumentamos o número de entregadores do delivery e todos foram orientados a higienizarem com frequência as mãos, os produtos, o baú da moto e a máquina de pagamento”, finaliza Luisa Saldanha.

PHARMAPELE: A Pharmapele é uma rede de farmácias de manipulação, com 32 anos de experiência em medicamentos personalizados e cosméticos de tratamento. São 80 lojas presentes em todo o Brasil. A Pharmapele é metade ciência, metade beleza e bem-estar por inteiro.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS