Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Entenda a diferença entre os testes para detecção do novo coronavírus

Infectologista do Hospital de Amor, Dr. Paulo de Tarso, explica sobre a importância de orientação médica para a realização dos exames

Com o aumento dos casos de coronavírus no Brasil, cresce também a procura por testes para a detecção do vírus. Então, surgem as dúvidas: que tipo de teste fazer e quando?

O médico infectologista e diretor clínico do Hospital de Amor, Dr. Paulo de Tarso, ressalta que primeiramente é importante buscar um médico para avaliar qual é o teste mais adequado de acordo com o quadro clínico do paciente.

Atualmente, há dois métodos de testes para detectar a presença da doença: o molecular, que é o RT-PCR, em que é possível identificar o material genético do vírus por meio da coleta de secreção nasal. “O RT-PCR é um teste realizado nos pacientes que está no início dos sintomas da COVID-19. Este método é recomendado para as pessoas que estão entre o segundo e o oitavo dia com os sintomas” e é considerado o padrão ouro, ressalta o especialista.

O outro tipo é o exame sorológico, que avalia a presença de anticorpos que são produzidos pelo organismo após contato com o vírus. Estes testes são realizados através da coleta de sangue e pode ser pelo método imunocromatográfico (conhecido como teste rápido), ou pelo método imunoenzimático (teste de Elisa ou quimioluminescência). Segundo Dr. Paulo de Tarso “recomenda-se fazer teste sorológico depois do sétimo dia do início dos sintomas para que haja quantidade suficiente de anticorpos no sangue para serem detectados pelos testes.

O infectologista do Hospital de Amor comenta que a eficiência no resultado do PCR é de aproximadamente de 80 - 90% se coletado entre terceiro e sétimo dia a partir do início dos sintomas. “É um teste chamado padrão ouro. Demora até seis horas para sair o resultado. Já o teste rápido fica pronto em até 30 minutos e sua assertividade está entre 70% a 80%”, diz. Entretanto, ele alerta que há várias marcas de testes sorológicos no mercado e que a performance destas marcas varia muito, a ponto de uma marca ter eficácia de 25% e outras 80%. Por isto, é importante saber qual a performance do teste que está sendo usado.



Publicidade



Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS