Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Covid-19 e obesidade: os principais riscos nessa relação

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Regiane Chiereghim
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Endocrinologista destaca desafio

“O principal desafio antes e durante esta pandemia pelo Sars-Cov-2 é o reconhecimento da obesidade como uma doença crônica, recidivante, multifatorial. É alarmante a quantidade de pacientes que apresentam obesidade e são infectados por esse vírus”, comenta Dr. Marcio Mancini, endocrinologista especialista em obesidade e síndrome metabólica da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional São Paulo (SBEM-SP).

Segundo Dr. Mancini, os casos mais graves têm obesidade marcante. “É claro que ao chegar numa UTI esses pacientes não estão sendo avaliados quanto ao IMC, ali não é o foco. Mas é sabido que mais da metade deles está acima do peso e é um problema sério que esses indivíduos não estejam sendo diagnosticados com obesidade”.

Os principais riscos na relação entre covid-19 e obesidade são:

Aumento da superfície corporal. As gotículas aerossóis - provocadas por tosse ou espirro - que infectam uma pessoa com obesidade têm uma maior superfície pra se depositar (veja estudo aqui).
Ventilação prejudicada. As bases pulamonares não têm aeração tão eficiente por causa da quantidade de tecido adiposo abdominal, que prejudica a expansão dos pulmões.
Refluxo do estômago, que pode levar a problemas pulmonares, uma vez que a pessoa pode aspirar esse refluxo que vai para os pulmões.
Hipercoagulabilidade, que está na fisiopatologia da lesão pulmonar pelo SARS-Cov-2.
Asma persistente grave, mais frequente em pessoas com obesidade.
Apneia do sono. Indivíduos que à noite têm episódios de paradas respiratórias, o que acarreta dessaturação do oxigênio.
Complicações: diabetes, hipertensão, doenças coronarianas, entre outras.
Menor imunocompetência. Vários estudos em animais e em humanos demonstram isso. Pessoas com obesidade têm uma menor atividade citotóxica das células que detectam e destroem invasores, sejam vírus, bactérias e mesmo células pré-cancerígenas. Por isso, pacientes com obesidade estão entre os grupos de risco para a infecção do novo coronavírus. Em epidemias virais anteriores, as pessoas com obesidade tinham uma carga viral maior e um tempo maior de clareamento do vírus. Isso seria um indicativo de que, além de mais suscetíveis a uma infecção mais grave, transmitem mais e por mais tempo.

Sobre a SBEM-SP

A SBEM-SP (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia do Estado de São Paulo) pratica a defesa da Endocrinologia, em conjunto com outras entidades médicas, e oferece aos seus associados oportunidades de aprimoramento técnico e científico. Consciente de sua responsabilidade social, a SBEM-SP presta consultoria junto à Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, no desenvolvimento de estratégias de atendimento e na padronização de procedimentos em Endocrinologia, e divulga ao público orientações básicas sobre as principais moléstias tratadas pelos endocrinologistas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar