Centro de Genomas realiza dois tipos de teste para COVID-19

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Vanessa Brauer
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde

Coleta pode ser feita presencial ou domiciliar. Resultado do teste molecular (PCR) sai em até 48 horas

O Centro de Genomas, um dos líderes em medicina de precisão no Brasil, está realizando o teste molecular (PCR) e o teste de anticorpos (IgG) para COVID-19. A coleta pode ser feita na unidade principal, localizada na capital Paulista, ou em domicílio. O agendamento é feito pelo telefone (11) 5079-9593. “A coleta domiciliar pode ser solicitada para qualquer cliente, independentemente de ser idoso ou não”, afirma a diretora executiva, Cintia Vilhena.

O molecular (PCR) analisa três regiões do genoma viral do SARS 2, causador da COVID-19. “O teste é feito por meio da coleta com haste flexível com ponta de algodão, em nasofaringe e orofaringe, ou seja, nariz e garganta. A amostra biológica é encaminhada para análise e o resultado sai em até 48 horas”, explica Cíntia Vilhena. A Diretora Executiva do Centro de genomas® reforça ainda que o teste molecular PCR é indicado para pessoas que tenham febre, falta de ar e tosse seca, por mais de 24 horas, ou apresentem sintomas semelhantes à gripe.

Já o IgG é capaz de detectar a presença de anticorpos (IgG), que são produzidos pelas células de defesa do corpo humano contra o SARS-CoV-2, após o contato com vírus, por meio da coleta de sangue venoso. O resultado fica disponível após 3 dias da amostra biológica ter chegado ao laboratório. “Considerando o fato de que o paciente pode ter tido a doença na forma assintomática, o teste é recomendado a toda a população com o propósito de se obter respostas que podem representar mais tranquilidade e qualidade de vida. Por exemplo: se o paciente apresentar anticorpos abundantes em seu plasma, poderá sair do modo de isolamento sem riscos maiores de reinfecção por SARS-CoV-2”, detalha Cíntia.