Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Fique atento durante a quarentena! Exercícios ao ar livre podem causar manchas na pele

Fique atento durante a quarentena! Exercícios ao ar livre podem causar manchas na pele

Com as academias fechadas devido a epidemia do Coronavírus, exercícios ao ar livre, mesmo que realizados no quintal de casa, devem ser acompanhados de alguns cuidados para evitar o surgimento de manchas na pele causadas pela exposição solar desprotegida.

Com o aumento dos casos de Coronavírus no Brasil, as academias de musculação, frequentadas por grande parte daqueles que querem perder peso ou então manter um estilo de vida saudável, estão fechando para seguir as recomendações de prevenção contra o vírus causador do Covid-19. Para aqueles que não querem sair de forma, a alternativa então é praticar os exercícios físicos em casa, no quintal por exemplo, ou em ambientes abertos nas proximidades. O problema é que, ao praticarmos tais exercícios ao ar livre, ficamos constantemente expostos aos efeitos da radiação solar na pele, que pode causar uma série de danos, como manchas e envelhecimento precoce. “A prática de exercícios ao ar livre, devido a exposição solar desprotegida, pode favorecer o aparecimento de melanoses solares, conhecidas popularmente como manchas senis, que são marcas acastanhadas do tamanho de uma lentilha que surgem em locais como mãos, braços, rosto e pescoço. Isso ocorre porque a radiação solar estimula a produção de melanina, pigmento que dá cor à pele, levando assim à formação de manchas”, explica Dra. Paola Pomerantzeff, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Mas é claro que deixar de realizar exercícios não é uma opção para evitar o aparecimento dessas manchas, afinal, a prática regular de atividade física é extremamente benéfica para o organismo, inclusive para a pele. “O exercício físico consome energia e consegue, com isso, neutralizar os radicais livres, moléculas envolvidas no processo de envelhecimento, melhorando assim o que chamamos de estresse oxidativo. O exercício físico também é capaz de melhorar a produção de colágeno e o fluxo sanguíneo para a pele, além de favorecer a renovação, fortalecimento e regeneração das estruturas que conferem tonicidade ao tecido cutâneo, reduzindo o surgimento de rugas e flacidez”, destaca a cirurgiã plástica Dra Beatriz Lassance, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e do Colégio Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida. Porém, os benefícios dos exercícios físicos não se restringem apenas à pele. “Entre outras coisas, a prática regular de atividade física é capaz de acelerar o metabolismo de todo o organismo, estimulando as células a absorverem mais nutrientes e a secretarem toxinas de maneira mais eficiente, e aumentar a produção de endorfinas, analgésicos naturais do organismo que conferem sensação de bem-estar, felicidade e euforia”, acrescenta a cirurgiã plástica.

Por isso, o ideal é investir em medidas que vão ajudar a prevenir o aparecimento dessas manchas, como usar diariamente um fotoprotetor. “O uso diário de protetor solar é a única maneira de garantir que a pele esteja realmente protegida dos efeitos nocivos dos raios solares, que estão cada vez mais fortes. Mas é importante que o produto possua, no mínimo, FPS 30 e amplo espectro de proteção solar, para combater a radiação UVA e UVB, além de dever ser reaplicado a cada duas horas. No caso dos esportistas, é importante também que o produto seja à prova d’água para que não perca eficácia em contato com o suor”, explica a especialista em Estética e Cosmetologia Isabel Piatti, embaixadora do CIA — Centro e Instituto Internacional de Aprimoramento e Pesquisas Científicas, Membro do Conselho Científico da Academia Brasileira de Estética Científica – ABEC. É recomendado, também, que se evite a prática de exercícios ao ar livre durante os horários com maior índice de radiação ultravioleta, isto é, entre 10h e 16h.

Porém, se você já sofre com as manchas causadas pelo sol é possível clareá-las através da realização de tratamentos em consultório, como a aplicação do laser Vektra Microtarget, da plataforma Solon. “Trabalhando com comprimentos de onda muito curtos, na faixa de nanossegundos, o laser do tipo Q-Switch age diretamente no alvo, fragmentando o pigmento que dá cor à pele em pequenas partículas que são imediatamente absorvidas e eliminadas pelo organismo”, diz o dermatologista Dr. Abdo Salomão, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Segundo o médico, as melanoses também podem ser tratadas com o auxílio da luz intensa pulsada Expert Light, que possui alta performance no clareamento de manchas, pois atua em diferentes profundidades da pele, sendo capaz de concentrar fótons em comprimentos de onda específicos que agem diretamente na melanina. “É possível ainda associar essas tecnologias ao drug delivery, aplicando diretamente na pele substâncias como o ácido tranexâmico, que age diretamente nos comunicadores celulares responsáveis pela pigmentação, bloqueando assim os processos inflamatórios relacionados a essas manchas”, destaca.

O tratamento também pode ser feito em casa com o uso de dermocosméticos formulados com ativos clareadores. “Existe uma variedade de ativos que podem ajudar no clareamento de manchas. Ingredientes como ácido retinóico, ácido glicólico, ácido azeláico, ácido tranexâmico vão uniformizar a pele por meio da renovação celular, garantindo assim melhora dessas alterações. Além disso, o uso de antioxidantes, como a Vitamina C, também pode influenciar positivamente na aparência das manchas”, recomenda a Dra. Paola Pomerantzeff. “Porém, é importante ressaltar que cada princípio ativo tem características e propriedades específicas. Logo, o ideal é que, ao notar a presença de manchas, você consulte um dermatologista. Apenas ele poderá realizar um diagnóstico de sua pele e indicar o melhor tratamento para o seu caso, evitando assim uma possível piora do quadro”, finaliza a médica.

FONTES:

DRA. PAOLA POMERANTZEFF: Dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), tem mais de 10 anos de atuação em Dermatologia Clínica. Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina Santo Amaro, a médica é especialista em Dermatologia pela Associação Médica Brasileira e pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, e participa periodicamente de Congressos, Jornadas e Simpósios nacionais e internacionais. http://www.drapaola.me/

DRA. BEATRIZ LASSANCE: Cirurgiã Plástica formada na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e residência em cirurgia plástica na Faculdade de Medicina do ABC. Trabalhou no Onze Lieve Vrouwe Gusthuis – Amsterdam -NL e é Membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, da ISAPS (International Society of Aesthetic Plastic Surgery) e da American Society of Plastic Surgery. Além disso, é membro do American College of LifeStyle Medicine e do Colégio Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida.

ISABEL LUIZA PIATTI – Especialista em Estética e Cosmetologia, embaixadora do CIA - Centro e Instituto Internacional de Aprimoramento e Pesquisas Científicas, Membro do Conselho Científico da Academia Brasileira de Estética Científica – ABEC. Profissional Aisthesis. Tecnóloga em Estética e Imagem Pessoal. Técnica em Estética. Pós-Graduanda em Estética e Exercício Físico na Saúde da Mulher. Especialista em Cosmetologia. Especialização em Escolas de Estética e Terapias Alternativas na Europa, na área Facial, Corporal e Bem-Estar. Palestrante no VI Congresso Mundial de Medicina Estética da IAAM/ASIME. Palestrante em Congressos da área da Saúde Estética Nacionais e Mundiais. Consultora técnica de revistas e sites da área de Beleza e Estética. Autora dos Livros “Biossegurança Estética & Imagem Pessoal – Formalização do Estabelecimento, Exigências da Vigilância Sanitária em Biossegurança” e “Gestantes: Cuidados Estéticos Durante a Gravidez”.

LMG: A LMG - Laser Medical Group é uma empresa experiente e transparente que atua e conhece o mercado nacional e tem, como objetivo, trazer soluções inovadoras à classe médica. Este segmento foi escolhido porque o sucesso no resultado dos tratamentos com os pacientes é o reflexo dos anos de estudo, comprometimento e respeito pela saúde. Portanto, trata-se de uma empresa realmente comprometida com esta classe, que trabalha constantemente para aumentar o escopo de tratamentos já realizados e melhorar a desempenho dos já existentes.



Publicidade



Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS