Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag) tira as principais dúvidas sobre limpeza e uso do álcool em tempos de Covid-19

Diante da pandemia provocada pelo novo coronavírus, a Anfarmag – Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais –, entidade que representa as farmácias de manipulação do Brasil, com ajuda de Marco Fiaschetti, farmacêutico e diretor executivo da Anfarmag elaborou um pequeno bate bola tirando as principais dúvidas sobre o uso do álcool e zelar pela saúde da população.

Superfícies

O vírus não sobrevive muito tempo fora do copo humano (de 6h a 24h). Mas o contato com superfícies contaminadas ainda é uma das principais formas de transmissão do novo coronavírus e de outros microorganismos. Por isso, é fundamental higienizar maçanetas, telefones, bolsas, mesas, computadores e outros objetos que são tocados com frequência. Pode-se usar o álcool (gel ou líquido) ou desinfetantes comuns, como água sanitária e outros produtos à base de cloro.

Para as mãos e braços

O álcool mais indicado para higienizar mãos e braços é o álcool gel 70%. O álcool gel é menos irritante para a pele que as versões líquidas, além de ser mais seguro, por apresentar menor risco de incêndio e pode ser comprado nas farmácias de manipulação que possuem autorização da ANVISA para manipular o produto.

Como usar

O álcool não deve ser encarado como um substituto à lavagem com água e sabão, mas sim como uma alternativa para os momentos em que não é possível lavar as mãos, como no transporte público e no comércio de rua. Não é necessário limpar as mãos com água e sabão e, em seguida, fazer a aplicação do álcool gel. Apenas fazer um dos procedimentos basta.

Álcool gel caseiro

Um aviso importante: não tente fazer álcool gel em casa. Temos visto vídeos circulando na internet ensinando a usar gelatina, gel de cabelo, amido de milho e outras substâncias. Isso é totalmente descabido. Para obter o álcool gel com ação antisséptica, existem técnicas e equipamentos específicos a que apenas indústrias e farmácias de manipulação têm acesso. Só essas empresas conseguem garantir a concentração, a estabilidade, a segurança e a eficácia do produto, pois fazem isso com embasamento científico, usando as matérias-primas corretas e em condições adequadas.

Por que o álcool é efetivo?

Tanto o álcool gel quanto a água e sabão quebram a cápsula de gordura que protege os vírus e, assim, os destroem.

Qual é a concentração recomendada e por quê?

A concentração recomendada para o álcool é de 70% porque é a mais efetiva. Inclusive mais efetiva que o álcool com concentrações maiores. Isso porque a presença de água é importante para facilitar a quebra do vírus, além de reduzir a velocidade de evaporação do álcool, permitindo maior tempo de contato e da ação desinfetante.

E se eu não achar álcool para vender?

Com a grande procura, realmente diminuíram os estoques em todo o comércio. Para ajudar a suprir a demanda, as farmácias de manipulação estão preparando o álcool gel e fornecendo aos clientes. É importante notar também que existe uma possibilidade de que haja escassez de outros produtos para a saúde, uma vez que o novo coronavírus está afetando o ritmo de produção e os fluxos de exportação e importação no mundo todo. Recomendamos que as pessoas não interrompam nenhum tratamento sem antes conversar com um profissional de saúde. Essa recomendação é ainda mais importante no caso de idosos e pacientes com doenças crônicas. Assim como no caso do álcool gel, existem cerca de 8.000 farmácias de manipulação no Brasil – e esses estabelecimentos estão preparados para realizar adaptações, preparar medicamentos sob medida e garantir a continuidade das medidas de saúde necessárias.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo