Brasil,

Sabará está preparado para atender casos do novo coronavírus

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Vanila Pontes
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde

Entre as ações estão: sala de triagem especial, novo fluxo de atendimento, tira-dúvidas online, va sobre o tema

Desde a primeira semana de março, o Pronto-Socorro do Sabará Hospital Infantil está preparado para o atendimento de casos suspeitos ou confirmados do novo coronavírus. Entre as ações desenvolvidas pela Instituição, para garantir a segurança dos pacientes, estão uma nova sala de triagem especial no térreo do saguão para casos suspeitos e a alteração no fluxo dos pacientes que chegam ao Hospital: logo na porta, um atendente faz os primeiros questionamentos sobre febre, sintomas respiratórios e viagens ao exterior nos últimos 14 dias, que podem levar à suspeita de COVID-19. Em caso positivo, o paciente e acompanhante recebem máscaras e são direcionados à nova sala, instalada próxima à entrada, aguardando ali a triagem, consulta médica e realização do exame que confirma ou descarta o diagnóstico.

À distância

O Sabará criou ainda um tira-dúvidas online sobre o COVID-19. (Veja aqui) O objetivo é que, por meio das perguntas e respostas da ferramenta, o usuário saiba se seus sintomas podem ter relação com o novo coronavírus ou não. Em caso positivo, existe uma “hotline”, número de telefone específico para atender casos suspeitos de infecção pelo novo coronavírus, para orientar as famílias antes de serem atendidas no Pronto-Socorro do Sabará Hospital Infantil. (11) 2526-2535

Treinamento

Desde o início da epidemia, os cuidadores vêm sendo informados sobre o novo coronavírus e sobre os protocolos da Organização Mundial da Saúde. Todos foram orientados para lidar com casos suspeitos e confirmados, de forma a garantir a segurança de todos os pacientes, profissionais e demais pessoas que circulam pelo Hospital.

Comunicação

Prevenção é fundamental. Por isso, nos últimos meses foi reforçada a comunicação sobre quais são os cuidados para evitar infecções por vírus através do site e redes sociais do Sabará.

E ainda, uma comunicação direcionada sobre o novo coronavírus vem sendo feita por diversos canais, inclusive com perguntas e respostas enviadas por Whatsapp, além de materiais impressos em todos os ambientes de atuação do Sabará Hospital Infantil, como Centro de Excelência, Instituto PENSI, Pronto-Socorro e demais unidades.

“Nosso objetivo é que os pacientes e cuidadores estejam bem informados sobre a doença”, comenta Dr. Francisco Ivanildo de Oliveira Júnior, infectologista e gerente de Qualidade Assistencial e do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do Sabará. Veja como se proteger de um vírus

Para os profissionais de saúde e funcionários do Hospital, também há intensa comunicação em relação aos protocolos de atendimento para garantir a segurança de todos os envolvidos. “Com todas essas ações, nos certificamos de que o Hospital está preparado para atender de maneira segura os pacientes que venham a nos procurar com suspeita de COVID-19”, conclui Dr. Francisco.

Sobre Sabará Hospital Infantil

É uma instituição sem fins lucrativos e braço assistencial da Fundação José Luiz Egydio Setúbal, da qual faz parte também o Instituto PENSI, focado na realização de pesquisas e no ensino e treinamento de profissionais da saúde infantil. Possui um dos maiores e mais respeitados centros de atendimento pediátricos do Brasil e seu Pronto-Socorro está entre os maiores do mundo, sendo reconhecido pelo excelente atendimento ao paciente e pelo pioneirismo nesta área, desde sua inauguração em 1962.

Instalado em um moderno edifício de 17 andares na Avenida Angélica, em São Paulo, opera segundo o conceito de "Children's Hospital". Este modelo assistencial conta com expertise de alta complexidade em todas as especialidades pediátricas e atua com equipe multiprofissional integrada de alta capacidade resolutiva na atenção à criança.

Além de ser referência nacional em Qualidade e Segurança assistencial para tratamento de crianças. Também está entre os melhores Hospitais exclusivamente pediátricos segundo a revista chilena América Economia em 2019.

O Sabará foi o primeiro hospital exclusivamente pediátrico no estado de São Paulo a conquistar a acreditação pela Joint Commission International, (JCI) – o mais importante órgão acreditador de qualidade de instituições de saúde no mundo. A primeira certificação ocorreu em 2013, depois em 2016 o Hospital foi reacreditado e em 2019, recebeu nova reacreditação, reforçando seu compromisso com a qualidade e com a prestação de cuidados de saúde segura e eficaz.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar