Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Farmácias de manipulação se mobilizam para garantir tratamentos no contexto do novo coronavírus

Com a pandemia da Covid-19 e o impacto sobre os setores produtivos de todo o mundo, o abastecimento dos setores farmacêuticos brasileiros pode sofrer reduções. Anfarmag, entidade responsável pelas farmácias de manipulação, já iniciou discussões para gerenciar estes impactos e zelar pela saúde da população

Diante da pandemia provocada pelo novo coronavírus, a Anfarmag – Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais –, entidade que representa as farmácias de manipulação do Brasil, iniciou interlocução com sociedades médicas, secretarias de saúde, hospitais e unidades de saúde públicas e privadas. A ação é motivada pela expectativa de que alguns dos medicamentos mais demandados pela população neste momento podem, eventualmente, ter sua oferta reduzida, considerando que os principais fabricantes mundiais do setor farmacêutico estão localizados na Europa e na Ásia, continentes severamente afetados pelo vírus. A doença vem afetando todas atividades produtivas pelo mundo, bem como os fluxos de importação e exportação.

De acordo com o farmacêutico e presidente do Conselho de Administração da Anfarmag, Adolfo Cabral Filho, essa iniciativa tem o objetivo de preparar os agentes de saúde de todo o país para buscarem alternativas caso essa previsão preocupante se confirme. Pela natureza da atividade das farmácias de manipulação, que preparam os mais variados tipos de medicamentos – e, portanto, mantêm estoques de matérias-primas –, o presidente acredita que o setor terá capacidade de suprir o crescimento da demanda ao longo do período mais crítico de crise. “O Brasil tem cerca de 8.000 farmácias de manipulação distribuídas pelo território nacional e todas elas contam com farmacêuticos à disposição dos médicos e da população. Nosso papel, nesse momento de mobilização mundial, é dar apoio aos profissionais de saúde para buscar soluções alternativas sempre que for necessário, garantindo a continuidade dos tratamentos”, afirma.

Entre os medicamentos cuja demanda deve aumentar nas próximas semanas, estão antitérmicos, antivirais, analgésicos, anti-inflamatórios, anti-histamínicos, antibióticos. Para Adolfo, a contribuição das farmácias de manipulação será especialmente relevante nos casos em que for necessário realizar ajuste de dose, associação de insumos ativos e preparo de formas farmacêuticas diferenciadas. “Os casos mais graves afetados pelo coronavírus são pacientes idosos, bem como aqueles com doença respiratória, doença cardiovascular, diabetes, hipertensão e câncer – pessoas que costumam ser polimedicadas e demandam um cuidado personalizado”, explica.

Para ele, este é um momento em que os diversos setores da saúde devem trabalhar de forma colaborativa com o objetivo de amparar a sociedade com foco no controle e redução de danos da pandemia. “Reafirmando, portanto, nosso compromisso com a saúde da população brasileira, o setor de farmácias de manipulação não medirá esforços para garantir a manutenção da assistência aos pacientes”, reforça o presidente da Anfarmag.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo