SEGS Portal Nacional

Saúde

O que causa acne na região dos ombros/costas? Saiba como tratar

  • Segunda, 16 Março 2020 18:52
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Pedro del Claro
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Bastante comum na puberdade, a acne ocorre também em adultos, por motivos distintos. A região acima do colo, ombro e costas é uma das que possuem maior incidência; a Dra. Paola Pomerantzeff fala sobre o problema e dá algumas dicas.

A acne é uma das maiores queixas nos consultórios dermatológicos, se não a maior. As espinhas e cravos surgem a partir do acúmulo de secreção oleosa nas glândulas sebáceas que, ao ter contato com bactérias, resultam em um processo inflamatório e levam à formação de lesões vermelhas e pustulosas. Elas podem ocorrer em qualquer lugar do corpo e, na lista dos lugares mais irritantes em que ela costuma aparecer, está a região dos ombros/costas. “Além do rosto, a região acima do colo, as costas e os ombros são áreas seborreicas, ou seja, que produzem grande quantidade de sebo. Diversos fatores podem ocasionar a incidência da acne na região, como: abafamento do local, suor excessivo, estresse, síndrome dos ovários policísticos, distúrbios da tireoide, má alimentação e mudança na produção hormonal devido à puberdade ou pela utilização de esteroides anabolizantes ou anticoncepcionais”, explica a Dra. Paola Pomerantzeff, dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

A boa notícia – se é que podemos dizer assim – é que a acne nessa região não é impossível de lidar. Segundo a Dra. Paola, a melhor forma de evitar a acne nas regiões do ombro, colo e costas é praticando os seguintes cuidados: “Após fazer exercícios físicos, não demore para entrar no banho, pois o suor excessivo na região costuma ser uma das causas das erupções; dê preferência ao banho de água fria ou morna. Além disso, ao lavar o cabelo com shampoo e condicionador, faça a higiene corporal corretamente, principalmente das costas, retirando totalmente os resíduos que caem na região. Saber dosar o tempo de exposição ao sol também é uma boa medida, pois os raios ultravioletas estimulam a oleosidade”, afirma a Dra. Paola.

Para descobrir o que está causando o problema, o dermatologista avalia o estado geral da pele e analisa o histórico do paciente, com o intuito de detectar o risco de outras doenças estarem sendo responsáveis pela presença dos cravos e espinhas. Quanto ao tratamento, a dermatologista explica: “Nas formas mais amenas, em geral, é suficiente lavar a área com sabonete suave, uma ou duas vezes ao dia. Em seguida, o dermatologista pode indicar cremes ou loções, com substâncias ativas para controle da acne. Em alguns casos, se achar necessário, o médico indicará um antibiótico oral para conter as bactérias. Nos casos mais graves, quando há a presença de pus e inflamação, pode ser necessário recorrer ao uso da isotretinoína, remédio que inibe age nas glândulas sebáceas. No entanto, a desvantagem é que o uso do medicamento pode provocar efeitos colaterais, como o ressecamento dos lábios e da pele, entre outras”, detalha a Dra. Paola.

Por fim, a dermatologista reforça que a melhor decisão é procurar ajuda profissional: “Como as causas são diversas, o indicado é se consultar com o seu dermatologista de confiança para que o melhor tratamento seja indicado, visto que muitas vezes o paciente, tentando reverter o quadro, acaba piorando-o”, finaliza.

DRA. PAOLA POMERANTZEFF: Dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), tem mais de 10 anos de atuação em Dermatologia Clínica. Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina Santo Amaro, a médica é especialista em Dermatologia pela Associação Médica Brasileira e pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, e participa periodicamente de Congressos, Jornadas e Simpósios nacionais e internacionais.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 19, 2025 Saúde

Cuidados com as doenças autoimunes no verão

Dez 19, 2025 Saúde

Festas de Fim de Ano e Obesidade: Quando a Bariátrica…

Dez 19, 2025 Saúde

HIV/Aids: especialistas explicam a importância da…

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version