Novas recomendações para o tratamento de câncer de próstata avançado é abordado durante encontro de médicos na Suíça
Fernando Maluf, oncologista da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, é o único especialista brasileiro que integra o seleto board da St. Gallen Oncology Conferences (Sonk)
A cada dois anos, um grupo de 60 médicos se reúne na Suíça para discutir as melhores linhas de conduta e o novo padrão de gestão do tratamento de câncer de próstata avançado, o segundo tipo com maior índice de mortalidade entre homens. A reunião gera um documento com orientações gerais que passa a ser utilizado entre médicos do mundo todo.
O especialista Fernando Maluf, oncologista clínico e Diretor Médico Associado do Centro Oncológico da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, faz parte desse grupo seleto e relata os principais aspectos do consenso que será publicado este ano na revista European Urology. “O primeiro ponto é em relação à doença localmente avançada, pois além do tratamento com radioterapia e hormonioterapia, notamos que é preciso introduzir um segundo agente hormonioterápico que pode melhorar o prognóstico do paciente e evitar a progressão da doença”, explica o médico.
Outro aspecto relevante discutido no encontro foi o tratamento do tumor primário quando há metástase, ou seja, a disseminação do câncer para outras partes do corpo. “Até o momento, quando notávamos que havia metástase, o tratamento era feito apenas localmente, com quimioterapia e medicamentos. Agora, passamos a considerar algo mais abrangente, que vai muito além e trata também os pontos de metástase, quando está disseminado em poucos locais”, conta o especialista.
Outro ponto abordado são as novas drogas para a enfermidade, além da terapia hormonal. “Existem hoje pelo menos três novos hormônios que podem auxiliar no tratamento e que foram abordados no encontro. Uma delas é a apalutamida, apresentada como nova opção de tratamento do câncer de próstata metastático quando sensível à castração”, aponta o oncologista.
Ainda neste cenário, os médicos discutiram o papel da quimioterapia aliada à hormonioterapia. “Para o câncer ainda sem evidência de metástase, houve a apresentação de três novas drogas que melhoraram consideravelmente o prognóstico, em termos de evitar metástase e até aumentar a sobrevida. Essas drogas são apolodamida, enzalutamida e darolutamida”, relata o médico.
Sobre a BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo
A Beneficência Portuguesa de São Paulo agora é BP, um polo de saúde moderno e atualizado que valoriza a vida de todos e de cada um. Composto por 4 hospitais com foco em alta complexidade e que atendem diferentes perfis de clientes e outros 3 serviços que contemplam medicina diagnóstica, atendimento ambulatorial e educação e pesquisa, a BP compreende mais de 220 mil m² construídos, 7.500 colaboradores e 4.500 médicos distribuídos em 8 edifícios e cerca de 50 clínicas nos bairros da Bela Vista, onde são concentrados os serviços privados, e da Penha, onde são oferecidos os serviços para clientes regulados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O polo de saúde é composto pelo Hospital BP, referência em casos de alta complexidade, pronto-socorro geral e corpo clínico especializado para clientes de planos de saúde e particulares; pelo BP Mirante, hospital que oferece um corpo clínico renomado, pronto atendimento privativo, hotelaria personalizada e cuidado intimista para clientes particulares e de planos de saúde premium; pelo BP Essencial, hospital que tem foco na qualidade assistencial e oferece acomodações compartilhadas para clientes de planos de saúde básicos e particulares; pelo BP Hospital Filantrópico, que oferece cuidado humanizado e eficaz para clientes regulados pelo Sistema Único de Saúde (SUS); pela BP Medicina Diagnóstica, um completo e atualizado centro de diagnósticos e de terapias, que oferece exames laboratoriais, de imagem, métodos gráficos e de todas as outras especialidades diagnósticas; pelo BP Vital, um conjunto de iniciativas da BP com foco em promoção de saúde por meio do cuidado integral, num um olhar atento e acolhedor da instituição para fora dos seus muros, contribuindo para a melhoria das condições de saúde da população como um todo; e pela BP Educação e Pesquisa, tradicional formadora de profissionais de saúde que capacita profissionais por meio de cursos técnicos e de pós-graduação, residência médica, eventos científicos e é responsável por gerenciar mais de 100 estudos e pesquisas na área da saúde com o intuito de contribuir para a evolução da Medicina no País.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>