SEGS Portal Nacional

Saúde

HIPNOSE: “Só eliminamos a depressão se voltarmos ao trauma que a causou”, revela especialista

  • Sexta, 13 Março 2020 12:51
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ju Farias
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Muito tem se falado sobre hipnose nos últimos tempos, porém, é preciso levar a sério as técnicas e o tratamento, pois o que está em jogo são as emoções das pessoas, que procuram conforto em momentos de fragilidade, especialmente quando sofrem da temida depressão.

Tristeza profunda, isolamento, raiva, insegurança, compulsão alimentar, fobias e ansiedade generalizada são alguns dos sintomas da depressão. No mundo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 350 milhões de pessoas sofrem com a doença – problema mais incapacitante do mundo, ainda de acordo com a organização.

A grande questão que rodeia a depressão está associada ao seu tratamento que, geralmente, se baseia na diminuição dos sintomas ao invés de ser direcionado à causa, conforme explica o especialista em hipnose clínica, Jefferson Bauce.

“Todo e qualquer problema que não nasceu com a pessoa, foi criado a partir de um trauma. Essas experiências ruins podem acontecer na primeira infância ou quando a criança ainda está na barriga da mãe”, explica.

Para Jefferson, é o significado dado a esse trauma que dita os comportamentos adultos de uma pessoa. “É por isso que a hipnose funciona tão rapidamente para o tratamento da depressão, pois trata da causa, volta ao exato momento do trauma para que haja a possibilidade de dar outra emoção a ele”, acrescenta.

Uma criança que presenciou o abuso da mãe, por exemplo, pode desenvolver fobias severas, dificuldade em se relacionar, insegurança e diversos tipos de ansiedade. “O mesmo ocorre com todos os transtornos psíquicos e emocionais. Para esse adulto eliminar essas emoções negativas, será preciso retornar ao fato e percebê-lo com um olhar diferente”, revela.

O hipnoterapeuta conta que a depressão é sintoma de algo gerado no subconsciente, ou seja, é imperceptível na memória consciente. “Quando o tratamento foca no fato gerador do transtorno, seja ele qual for, conseguimos ativar os recursos internos dessa pessoa, fazendo com que a experiência ruim se torne apenas uma lembrança, não mais um fardo a ser carregado”, explica.

A depressão é considerada um problema de saúde pública. “Os dados só aumentam porque a doença é recorrente entre 70% e 80% das pessoas que sofrem com ela. E isso acontece justamente porque são tratados os sintomas, e não a causa. Se você não eliminar o mal pela raiz, ele brotará de novo, várias vezes, no mesmo solo”, diz Bauce.

É preciso conscientizar a sociedade para a necessidade de apoio especializado, pois grande parte das pessoas com depressão sente vergonha do transtorno ou não tem o apoio da família para buscar ajuda profissional.

“Devemos olhar para a depressão com mais seriedade e preocupação. Estamos falando de seres humanos que cometem suicídio por conta dela. Carinho e afeto ajudam, mas tratar o doente é ainda o que mais os devolve a alegria de viver”, conclui Bauce.

Para Bauce, o ideal é que uma equipe multidisciplinar oriente a pessoa, acompanhe a evolução do transtorno e, claro, unir a hipnose com as outras possibilidades médicas de tratamento é a melhor forma de eliminar rapidamente a doença.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Fev 06, 2026 Saúde

Circulação da variante K da gripe reforça importância…

Fev 06, 2026 Saúde

Quando o implante chama atenção: entenda o linfoma raro…

Fev 06, 2026 Saúde

Teste de sangue menstrual no rastreamento do câncer de…

Fev 05, 2026 Saúde

6 dicas de como curtir a folia sem sofrer com retenção…

Fev 05, 2026 Saúde

É permitido solicitar atendimento do Samu indo…

Fev 05, 2026 Saúde

Como blindar o corpo e o fígado para o Carnaval

Fev 04, 2026 Saúde

A importância da prevenção contra o vírus VSR nos…

Fev 04, 2026 Saúde

Verão exige atenção redobrada com a saúde da pele,…

Fev 04, 2026 Saúde

Artrose no Carnaval: especialista alerta para riscos e…

Fev 03, 2026 Saúde

Emagrecer após a menopausa é mais difícil? Entenda o…

Fev 03, 2026 Saúde

Dia Nacional da Mamografia reforça a realização do…

Fev 03, 2026 Saúde

Dia Mundial de Combate ao Câncer: como uma alimentação…

Fev 02, 2026 Saúde

Cirurgias gratuitas evitam que câncer de pele avance em…

Fev 02, 2026 Saúde

Desodorantes se tornam essenciais para o bem-estar…

Fev 02, 2026 Saúde

Especialista alerta para risco de mononucleose,…

Jan 30, 2026 Saúde

Volta das férias destaca influência dos pais nos…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version