Dia Mundial do Rim enfatiza a prevenção e o tratamento precoce das doenças renais, que acometem cerca de 850 milhões em todo o mundo
* Doença Renal Crônica (DRC) vem sendo a causa de pelo menos 2,4 milhões de mortes por ano no Brasil, aponta Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN)
* De acordo com a SBN, a cada década, o número de pacientes de hemodiálise aumenta 10% no país
* Por não apresentar sintomas ou poucos e inespecíficos nos estágios iniciais, o diagnóstico da DRC pode só acontecer quando o funcionamento dos rins já está bastante comprometido, levando a hemodiálise ou transplante renal.
Com o objetivo de alertar a população sobre a importância da prevenção das doenças renais crônicas, no próximo dia 12 de março celebra-se em todo o mundo o Dia Mundial do Rim.
Neste ano, a campanha traz o tema "Saúde dos Rins para Todos" e o slogan "Ame seus rins. Dose sua creatinina". O objetivo da campanha mundial é promover a prevenção das doenças renais, considerando que os casos que necessitam do tratamento de diálise e do transplante aumentam a cada ano.
A Fundação Pró-Rim, instituição atuante em todas as edições da campanha e referência no tratamento das doenças renais, vai promover ações de prevenção e serviços de saúde para a comunidade nas cidades onde possui unidades.
Segundo dados divulgados pela organização do World Kidney Day, responsável pela organização da campanha, estima-se que 850 milhões de pessoas no mundo tenham doenças renais de várias causas. No Brasil, de acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), a Doença Renal Crônica (DRC) causa pelo menos 2,4 milhões de mortes por ano, com uma taxa crescente de mortalidade.
As doenças renais crônicas são condições impactantes para o aumento da mortalidade de outras doenças, em função dos fatores de risco, incluindo as doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão, obesidade e infecções.
As causas e as consequências da doença renal ainda são desconhecidas pela maioria da população. A disseminação das informações sobre a prevenção e do rastreamento das doenças renais devem estar acessíveis.
"A população deve estar atenta ao estilo de vida e o acompanhamento médico, principalmente em casos específicos, como a diabetes e a hipertensão. Adotar uma alimentação saudável, praticar exercícios físicos regularmente, fazer a ingestão de água, controlar o tabagismo e a obesidade, são fatores simples que podem prevenir o aparecimento das doenças renais", explica o médico nefrologista e presidente da Pró-Rim, Dr. Marcos Alexandre Vieira.
Dose sua creatinina - A campanha deste ano enfatiza a importância do diagnóstico precoce por meio do exame de creatinina. A doença renal crônica, considerada uma "epidemia silenciosa", na maioria das vezes, chega de forma lenta, progressiva e quase sem sintomas. Para que o diagnóstico seja feito o mais cedo possível, é muito importante a realização do exame de creatinina, feito pelo exame de sangue.
"Quando for fazer os exames de rotina, peça ao seu médico para incluir o exame de sangue para checar as dosagens de creatinina e ureia no sangue. É um exame simples e acessível para a população", acrescenta Dr. Marcos.
Infelizmente, o exame não está incluso no hemograma completo, usado para o diagnóstico e controle de várias doenças. A orientação é que o paciente solicite ao seu médico a inclusão do exame de creatinina no check up de rotina. O diagnóstico de doença renal de forma precoce auxilia no tratamento e evita que as pessoas necessitem do transplante ou da diálise.
Para levar essas orientações a comunidade, a equipe da Fundação Pró-Rim vai realizar ações em diversos locais em cidades onde atua nos estados de Santa Catarina e Tocantins. A programação completa da campanha estará disponível no site www.diamundialdorim.com.br.
Confira as ações da Pró-Rim:
SANTA CATARINA
Joinville
Data: 12/03
Horário: 10h às 22h
Local: Shopping Mueller, em frente a Praça Central - Rua Sen. Felipe Schmidt esquina rua Pedro Lobo, Centro - Joinville/SC
Serviços: Aferição de pressão arterial, orientações sobre prevenção a doença renal, exame de creatinina, venda de produtos sociais e distribuição de material informativo.
Jaraguá do Sul
Data: 12/03
Horário: 11h30 às 14h30
Local: Jaraguá do Sul Park Shopping - Avenida Getúlio Vargas, 268, Centro - Jaraguá do Sul/SC
Serviços: Aferição de pressão arterial, distribuição de material informativo e orientações sobre prevenção a doença renal
Balneário Camboriú
Data: 12/03
Horário: 09h30 às 16h30
Local: Supermercado Angeloni - Av. do Estado, 2.440 , Balneário Camboriú/SC
Serviços: Aferição de pressão arterial, distribuição de material informativo e orientações sobre prevenção a doença renal
São Bento do Sul
Data: 12/03
Horário: 12h
Local: Supermercado Germânia Center - Rua Capitão Ernesto Nunes, 669, Progresso - São Bento do Sul/SC
Serviços: Orientações sobre prevenção a doença renal e distribuição de material informativo
Horário: 13h
Local: Terminal Urbano de Passageiros - Centro - São Bento do Sul/SC
Serviços: Orientações sobre prevenção a doença renal e distribuição de material informativo
Mafra
1º Simpósio de Nefrologia de Mafra
Data: 21/03
Horário: 08h às 16h
Local: Universidade do Contestado - Campus Mafra - Av. Presidente Nereu Ramos, 1.071, Jardim Moinho - Mafra/SC
Inscrições e informações: www.unc.com.br
Valor: R$ 25,00 + 1kg de alimento não perecível
TOCANTINS
Palmas
Data: 12/03
Horário: 14h às 18h
Local: Loja Havan - Quadra 403 Sul Alameda 29 Arso 41, SN, Plano Diretor Sul - Palmas /TO
Serviços: Aferição de pressão arterial, distribuição de material informativo e orientações sobre prevenção a doença renal
Gurupi
Data: 12/03
Horário: 17h30 às 18h30
Local: Centro Olímpico de Gurupi - 369, R. Vs - Oito, 1 - Gurupi/TO
Ações: Orientações de prevenção a doença renal e distribuição de material informativo
Sobre a Fundação Pró-Rim:
A Fundação Pró-Rim foi fundada em 1987, em Joinville (SC), pelos médicos nefrologistas Dr. José Aluísio Vieira e Dr. Hercilio Alexandre da Luz Filho com o propósito de oferecer um tratamento mais digno e diferenciado aos pacientes renais. Atualmente, a instituição possui unidades nas cidades de Joinville, São Bento do Sul e Balneário Camboriú em Santa Catarina, e as unidades de Tocantins, localizadas na capital Palmas e em Gurupi. Atende mais de 800 pacientes em hemodiálise e já ultrapassou o número de 1.700 transplantes renais. Recebeu em 2019 o prêmio "Melhores ONGs", ficando entre as 100 instituições de destaque no Brasil, também possui certificação internacional Qmentum, prezando a qualidade dos serviços e a segurança do paciente.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>